segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ômega Centauri (NGC 5139) da Janela do apartamento - muitos frames para tentar mais qualidade.

Eu sigo tentando tirar improváveis boas fotos da janela do meu apartamento. Ontem a vítima foi Ômega Centauri, ou NGC 5139. Eu já tirei algumas fotos deste objeto, mas sempre acho que dá pra melhorar mais um pouco. Impossibilitado de conseguir longas exposições devido a poluição luminosa, o negócio é tirar muitos frames. Tirei cerca de 70 fotos do aglomerado globular em ISO 1600, das quais 18 foram excluídas por estarem levemente distorcidas, com rastros ou fora de foco. Com mais 15 dark frames e 15 flat frames, joguei tudo no programa Deep Sky Stacker.

Uma boa vantagem que tenho do meu apartamento é o fato de que está marcado no chão onde eu devo colocar o tripé, o que dispensa o alinhamento do telescópio, algo que em dias de azar me consome horas.

Para essa foto, além do meu equipamento básico, também usei uma Big Barlow 2x da Televue


Abaixo, resolvi colocar uma comparação com a foto que eu tinha tirado na chácara, também usando a Barlow. Apesar da poluição luminosa sobre meu apartamento, acho que é possível ver a minha evolução como astrofotografo. Afinal, naquela foto da chácara eu usei apenas um frame, mal sabia da existência do DSS e nas vantagem de se usar muitos frames para se reduzir o ruído.

Abraços a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.