domingo, 26 de junho de 2011

NGC 3293, trapalhadas e evolução num aglomerado aberto que acabei de conhecer


Hoje fotografei uma aglomerado que não conhecia. NGC 3293. Foi até engraçado por que acabei me atrapalhando na hora de ver qual objeto era. Fotografei ele jurando que era 3766, The Pearl Cluster, que na verdade pensava que se chamava NGC 3532, Wishing Well Cluster, até que achei estranho o fato de ter apenas uma estrela vermelha brilhante, enquanto NGC 3766 tem duas. Fui dar uma pesquisada na internet e acabei descobrindo o verdadeiro nome do objeto que eu captava,NGC 3293, que não tem nome e é realmente muito parecido com o Pearl Cluster.

Apesar disso e até ter chegado a publicar em alguns lugares o aglomerado com o nome errado, fiquei muito feliz com o resultado. A imagem foi conseguida através de frames curtos, com apenas 15 segundos de exposição. Acho que nem dava pra tentar mais, pois com a poluição luminosa do local onde moro, quanto maior a exposição, maior é o efeito da poluição luminosa também.

Apesar de curtos, os frames foram muitos. Consegui aproveitar 28 dos 40 que tirei. com mais 20 dark frames, já tinha um bom material para colocar no DSS. Não usei Flat frames. Minha lanterna está sem bateria e minha câmera, ainda bem nova, não tem nenhuma mancha ou sinal de poeira no sensor, tonando os Flat Frames um exagero..


Nessa foto em já mostro um domínio melhor no pós-processamento. Estou entendendo melhor o DSS e preferindo as imagem em que salvo as alterações feitas por este programa. Antes eu não salvava.

Abaixo, a imagem com um pouco mais de Zoom.


Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.