terça-feira, 7 de junho de 2011

Meu equipamento principal de Astrofotografia

Eu nunca fiz um levantamento de todo o meu equipamento básico de Astronomia.

Acho legal fazer um post sobre isto, principalmente como referência para os posts onde eu publico fotos. Vou começar falando do essencial:

Telescópio:
Orion Premium ED 102mm F7

Trata-se de um refrator, mas não um refrator comum, como os acromáticos que vemos a venda no Brasil. É um refrator do tipo ED, ou semi-apocromático, como alguns chamam. Ele é composto por apenas duas lentes de 102mm, como num telescópio acromático, mas elas são tratadas com material que evita dispensão da luz, como num apocromático. Não se acha esse telescópio no Brasil, na verdade é muito raro um telescópio com características parecidas ser encontrado por aqui, por isso comprei ele durante uma viagem ao exterior e trouxe na mala. Há também o modelo de 110mm, por apenas 100 dólares a mais. Só não comprei este por que estava fora de estoque quando viajei.

Note que este telescópio e vendido com apenas o seu tubo. Não há oculares, buscadora ou diagonal. É o chamado OTA, opção comum para quem está montando um sistema de astrofotografia personalizado e valoriza que todos os componentes sejam de boa qualidade.

Câmera:
Canon EOS Rebel T2i (550d)


Acho que Canon não faz suas câmeras DSLR pensando nos astrofotógrafos, mas estes logo descobriram que as DSLRs desta marca eram ótimas para astrofotografia. Elas podem também ser modificadas para se tornarem ainda melhores, coisa que eu não tive coragem de fazer ainda, pois em muitos casos inviabiliza seu uso no dia-a-dia. Também comprei ela no exterior, dessa vez apenas por questão de preço, pois ela pode ser comprada no Brasil. Hoje penso que podia ter comprado a T3i, que estava disponível quase pelo mesmo preço.

Montagem:
Celestron CG5

Eu na verdade queria a Sky-watcher HEQ5, mas uma boa montagem é algo pesado demais para eu animar trazer do exterior na bagagem, então tive que comprar no Brasil e a única que atendia minha necessidades e estava disponível por aqui era a Celestron CG5, no Astroshop. Eu tinha receios em relação a esta montagem por que ela é considerado barulhenta por alguns astronomos em fóruns da internet. Felizmente este problema nunca me incomodou, até por que o motor só faz um barulho um pouco mais alto quando é preciso fazer grandes movimentações, mas nestes casos prefiro movimentar o telescópio manualmente por que é muito mais rápido e fácil. Quando somente em acompanhamento, é quase impossível ouvir o motor do CG5.

Esses três item acima fazem o trio obrigatório para quem quer praticar Astrofotografia: Um bom telescópio, uma boa câmera e uma boa montagem. O equilíbrio entre os três é fundamental e acho que neste ponto eu estou bem servido. Sei que com este equipamento posso tirar fotos bem melhores do que minhas atuais e isso é motivador.

3 comentários:

  1. Tai um comentário e fotos bem simples e objetivo,gostei e valeu pela dica do modelo da Canon T2i.

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite. Pela primeira vez estou entrando nesse processo de comunicação (espero que dê certo) e o faço para dizer que nunca vi fotos tão lindas. Parabéns, prossiga sempre. parei há quase doze anos e estou tentando retornar. preciso me atualizar com equipamentos. tudo de bom.
    Walace

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, pode reservar mais um livro, estamos ansiosos pela primeira edição!! Parabéns pelo Blog...

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.