sexta-feira, 15 de abril de 2011

Comparativo entre um Binóculo Celestron UpClose 10x50 e um Bushnell Falcon 10x50

À esquerda, o Celestron UpClose 10x50, à direita o Bushnell Falcon 10x50
Hoje uma amiga do trabalho me emprestou um binóculo da Celestron que tem um preço muito acessível (para os padrões brasileiros), é vendido numa loja respeitada e acaba sendo uma das compras preferidas por aqueles que estão começando na astronomia. É o Celestron UpClose 10x50, que é vendido por apenas 169 reais no site AstroShop.

Para mim foi uma ótima oportunidade para realizar algo que eu queria fazer faz tempo: um comparativo entre dois produtos astronômicos. O outro Binóculo seria um Bushnell Falcon 10x50 que comprei na Feira dos Importados aqui em Brasília faz seis meses.

Os dois binóculos tem especificações muito parecidas. Ambos aumentam dez vezes, possuem um abertura de 50mm, prismas tipo Porro classe BK-7 e lentes Fully Coated. Nenhum dos dois tem entrada para tripé. O Celestron tem a vantagem de ter um campo de visão maior, 7 graus contra 5.5 do Bushnell, além de um conforto visual um pouco maior também: 11mm contra 9. Quanto a preço, o Celestron, como já disse, custa 169 reais e é vendido num site respeitado, enquanto o Bushnell é encontrado no Mercado livre ou sites obscuros da Intenet por cerca de 270 reais. Olhando assim, o UpClose parece uma compra muito mais interessante do que o Falcon, só que eu queria experimentar os dois para ver se o Celestron era realmente a melhor compra.

A conclusão que cheguei após utilizar os dois durante final da tarde e na noite de hoje é que: a diferença de preço tem explicação: a imagem do Bushnell é bem melhor e não é preciso fazer testes de precisão para concluir isso, a percepção é imediata. Eu acreditava que a diferença entre os dois binóculos seria difícil de se analisar, mas minha própria esposa, que não é muito ligada a este meu hobby, mas me acompanha cariosamente, quando olhou pelo Celestron, antes mesmo de pegar o Bushnell para comparar, com base apenas no uso que tinha feito do Bushnell algumas poucas vezes, logo disse: "O Outro é melhor!".

Realmente, ao olhar pelos dois binóculos durante o dia, achei a imagem do Celestron Upclose estranhamente embranquiçada, com bem menos contraste do que o Bushnell. Ao observar a noite, este problema não apareceu tão claramente, mas ao apontar para os aglomerados na chamada Espada do Cinturão de Orion, percebi que algumas estrelas de magnitude 6.5 eram visíveis com o Falcon, mas não apareciam com o UpClose. É claro que a poluição luminosa aqui é brava, por isso magnitudes tão baixas estavam no limite da visibilidade para estes equipamentos.

A lente do Celestron (à esquerda) parece até maior do que a do Bushnell, mas o Falcon "viu" estrelas que o UpClose não "enxergou". 
Mas nem tudo está perdido para o Celestron. O exemplar de minha amiga teve uma ligeira vantagem no campo do alinhamento entre as suas duas lentes. Ambos os binóculos parecem perfeitamente alinhados quando se observa paisagens terrestres ou aglomerados de estrelas, mas quando se fixa a visão numa única estrela, fica difícil torná-las uma só. Mas achei que no Celestron as duas estrelas que apareciam estavam um pouco mais próximas do que no Bushnell. Essa questão do alinhamento é muito chata (e séria!). Eu ainda não usei um binóculo que se mostrasse perfeitamente alinhado ao se apontar para uma estrela brilhante. E esta característica também pode variar de um exemplar para outro, mesmo sendo binóculos do mesmo modelo.

Eu acredito que as lentes do Bushnell são feitas de um material ligeiramente melhor do que as do Celestron. entretanto, na minha opinião as duas compras são justas, oferecendo o que se paga por elas. Eu já tinha visto diferenças gritantes entre o meu Bushnell e binóculos baratos, na faixa de 50 a 150 reais, mas é a primeira vez que posso compará-lo com um do mesmo nível. A diferença não foi gritante, mas foi mais perceptível do que eu esperava.

É bom observar que o Celestron UpClose custa 25 dólares nos Estados Unidos enquanto o Bushnell Falcon custa 30 dólares, uma diferença muito pequena, praticamente irrisória para um americano. Entretanto não deixa de ser chocante ver que naquele país os dois binóculos tem preços de brinquedo, enquanto no brasil são considerados como "binóculos caros".

O focalizador do Celestron, à esquerda, é tradicional, o do Bushnell é de um tipo chamado de InstaFocus pela própria empresa. Eu particulamente gosto demais deste focalizador, mas não vejo diferença de velocidade ou precisão entre os dois modelos.

Se você realmente só tem 170 reais para gastar, acho que o Celestron UpClose 10x50 é uma boa opção. Ele é bem melhor do que binóculos na faixa de 100 reais que testei. Mas se você tiver um pouco mais, acho que vale a pena procurar um bom binóculo melhor na faixa de 400 reais. Fiquei com a sensação de que apesar das características dos binóculos serem as mesmas, as lentes devem ser feitas com materiais diferentes.

Espero testar mais produtos brevemente.

Não deixe de ver:

Coisas que você vai aprender quando quiser comprar um binóculo

14 comentários:

  1. quais dos 2 e melhor pra observar aves ?

    ResponderExcluir
  2. Troll, o Bushnell com certeza é superior, pois tem um contraste e cores mlehores.

    Mas neste momento eu lhe recomendaria este aqui, que não estava disponível na época do post:

    http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/default/bioculars/octans7x50.html

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Qual seria um binóculo no valor de 400 reais para astronomia?

    ResponderExcluir
  4. Recebemos mais de 10 modelos novos de binóculos na AstroShop, segue alguns:
    Binóculo Cavalry 10x50 - Celestron http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=71424
    Binóculo Cavalry 15x70 - Celestron http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=71426
    Binóculo Nature DX 10x42 - Celestron http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=71333
    Binóculo SkyMaster 12x60 - CELESTRON http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=71007

    ResponderExcluir
  5. Caro Andolfato,
    Sou um curioso da astronomia e acabo de ganhar um binóculo Bushnell Falcon 10x 50 como o seu. No seu review vc fala que o binóculo não tem entrada para tripé, mas na verdade ele tem. Ela está escondida por uma tampinha entre as lentes, no "chassis" do binóculo. COnsegui conectar meu suporte de câmera diretamente nele, sem necessidade de adaptadores.
    Estou curtindo seu blog. Ab. Luiz

    ResponderExcluir
  6. Andolfato, obrigado pelo comparativo. De abril/2011 pra cá muita coisa mudou. Nos dias de hoje o Bushnell Falcon está saindo há R$308,00 enquanto o Celestron está R$370,00. Decidi pelo Bushnell não do pelo custo mas também pelo seu testemunho. Já tive um Celestron 20x80, e me arrependi. Ele já veio com estrabismo da fábrica. Céus limpos para você! Obrigado novamente pelo material! Forte abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Nicolas. Eu gosto muito do Bushnell Falcon. Espero que aproveite bem.

      Excluir
    2. olá Nicolas. Onde você achou este Bushnell Falcon por 308,00? Se puder me mandar o link, agradeço, os que encontro estão por 490,00. Achei interessante esse valor. No aguardo.

      Excluir
  7. Putz!! Olha a diferença dos Preços, 2011 vs 2017. "A culpa é do PT"

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!saberia me dizer se esse binóculo é bom? é para observação da natureza. http://www.astrobrasil.com/produto/binoculo-militar-vision-8x40-wa-208/10431
    estou no aguardo. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá bom dia gostaria de saber se o
    binóculo celestron 25x100 vale o que cobram por ele, é se realmente ele é potente e tem qualidade?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite à todos! Visitei esse blog à anos atrás e agora estou de volta para tirar uma dúvida;desde criança sempre fui fascinado por binóculos. A gente se sente como se tivesse poderes especiais, usando um binóculo. O primeiro binoculo que eu tive, ainda adolescente,a mais de 40 anos atrás,foi um Tasco 12×50. A imagem era perfeita, sem distorções e aberrações cromáticas,e com uma luminosidade excepcional. Como o meu primeiro contato com binoculo foi com um de excelente qualidade, agora fica difícil eu aceitar outro que não tenha a mesma qualidade. Estou querendo comprar outro binoculo pra repor o meu que foi roubado. A dias estou pesquisando na Internet, no YouTube e na Amazon. A característica mais importante pra mim num binoculo é que ele não escureça a imagem, principalmente à noite. Um binoculo que funciona bem à noite vai se sair bem em qualquer situação, pois gosto de binóculos para uso geral, não somente para observar o céu à noite.Se eu fosse comprar um binoculo numa loja física, eu só compraria à noite, e se fosse possível, sairia da loja para testar o binoculo olhando para um local distante e mal iluminado pra checar o nível de detalhes. Se a imagem parecesse mais escura do que a imagem real, esse binóculos não serve pra mim. Sou muito exigente nesse ponto e muito detalhista. Mas também não estou disposto a gastar uma fortuna num binóculos. Tudo agora está bem mais caro. Já pensei em comprar pelo Ebay, mas tenho receio do produto ser barrado pela alfândega e taxado. Talvez compre pela Amazon.br mesmo. Tem binóculos que são vendidos e entregues pela Amazon e estão custando entre 900 e 1.500 reais. Estou na dúvida entre esses:BINÓCULOS FUJIFILM FUJINON CRUISE LINE 10X50 https://www.amazon.com.br/dp/B08X5VJ5WK/ref=cm_sw_r_apan_glt_i_WZV6G3F9YXGNVWDYFGJS é esse:BINÓCULOS FUJIFILM FUJINON CRUISE LINE 10X50 https://www.amazon.com.br/dp/B08X5VJ5WK/ref=cm_sw_r_apan_glt_i_WZV6G3F9YXGNVWDYFGJS é esse:BINÓCULOS FUJIFILM FUJINON CRUISE LINE 10X50 https://www.amazon.com.br/dp/B08X5VJ5WK/ref=cm_sw_r_apan_glt_i_WZV6G3F9YXGNVWDYFGJS. Gostaria de ouvir a opinião de vocês. Desde já, agradeço...Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de comprar um na Amazon Brasileira trata-se do Bushnell Legacy 10x50, me custou 764 reais, fiquei surpreso positivamente com o binóculo.
      Ele tem prismas bak4, lentes fully multi coated, alívio de olho 18mm, campo de visâo 6,5° graus, a prova de água e neblina.
      Tirando um fujinon fmt sx 10x50 que tive por 2 anos, ele é superior a todos os outros binóculos que tive/tenho em termos de qualidade, celestron up close g2 10x50, bushnell falcon 10x50, órion scenix 10x50, elgin z 20x50, olympus dps 7x35, tasco offshore 8x25, nenhum desses que citei é melhor que ele, o que mais se aproxima é o órion scenix 10x50 no quesito campo de visâo que é um pouco maior, de resto, o bushnell legacy 10x50 é superior em tudo.

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.