terça-feira, 19 de abril de 2011

Conectando a Barlow diretamente à ocular.

Como eu tinha dito no post anterior, eu tinha tido dificuldade para usar uma Barlow de 2x com barril de 1,25" no telescópio Coronado PST. Isso aconteceu por que o PST tem um foco muito curto e quando eu colocava a ocular na Barlow, não conseguia formar a imagem.

Foi aí que lembrei que é possível tirar a lente da Barlow e conectá-la diretamente a ocular. Isso é muito simples e tem tantas vantagem que atualmente acho que essa é a única forma realmente eficiente de se usar esta Barlow: diminui a diferença de foco em relação a usar somente a ocular, torna o equipamento mais leve e, principalmente, enquanto usando a Barlow inteira qualquer partícula na lente aparece na imagem, ao conectá-la diretamente na ocular, não vemos a imagem da lente no campo de visão, fazendo qualquer sujeira desaparecer.

Para entender melhor o que eu fiz, basta ver a foto abaixo. Pode parecer muito simples para um astrônomo mais experiente, mas é muito legal para um novato.

No caso da Orion Shorty 2x, a lente da Barlow é rosqueada no seu corpo. 

Basta desrosquear e rosquear na ocular. Oculares sempre tem rosca para receber filtros.

Um comentário:

  1. Vir nesse blog por recomendação,muito bom mesmo,fiquei feliz por não perde meu tempo,eu tava precisando de grampo de celular e me recomendaro esse aqui http://www.espiaosip.com.br/celular-espiao.html sera que é bom?alguem ja ouvi falar?abraços,e parabens pelo blog

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.