Como eu tinha dito no post anterior, eu tinha tido dificuldade para usar uma Barlow de 2x com barril de 1,25" no telescópio Coronado PST. Isso aconteceu por que o PST tem um foco muito curto e quando eu colocava a ocular na Barlow, não conseguia formar a imagem.
Foi aí que lembrei que é possível tirar a lente da Barlow e conectá-la diretamente a ocular. Isso é muito simples e tem tantas vantagem que atualmente acho que essa é a única forma realmente eficiente de se usar esta Barlow: diminui a diferença de foco em relação a usar somente a ocular, torna o equipamento mais leve e, principalmente, enquanto usando a Barlow inteira qualquer partícula na lente aparece na imagem, ao conectá-la diretamente na ocular, não vemos a imagem da lente no campo de visão, fazendo qualquer sujeira desaparecer.
Para entender melhor o que eu fiz, basta ver a foto abaixo. Pode parecer muito simples para um astrônomo mais experiente, mas é muito legal para um novato.
No caso da Orion Shorty 2x, a lente da Barlow é rosqueada no seu corpo. |
Basta desrosquear e rosquear na ocular. Oculares sempre tem rosca para receber filtros. |
E eu com esse problema e é só isso?
ResponderExcluirMuuuito obrigado
Comprei uma 2x Barlow da Da Tyson. Usando apenas a ocular normal vejo, quando faço adaptação na 2x Barlow não vejo nada, some tudo. Será que é isso, precisa colocar a Barlow direto na ocular.... vou tentar. Obrigado!
ResponderExcluirValew,notei uma melhora considerável 👍
ResponderExcluirOlá ótimas sugestões.
ResponderExcluirEstou ingressando agora nesse ramo amo ver o céu estou com um greika 70/900mm porém ainda nao consegui visualizar nenhum planeta somente nossa lua e cheguei a focar júpiter mas não avia definição da imagem. Tentei usar as 3 barlow mas elas não dá foco são elas 1.5x
2x
3x
Muito bom essa informação e quero contribuir! Fazendo o uso de uma barlow 2 dessa forma, se obtêm 1,5x de aumento, dessa forma com uma ocular de 32mm, se obtêm uma ocular 21mm!
ResponderExcluir