quarta-feira, 13 de abril de 2011

Foto da Cratera Copernicus, na Lua.

Cratera Copérnico através de um Telescópio Refrator Orion Premium 102mm ED com uma Canon EOS T2I e uma barlow 2x.

Ontem eu tentei tirar umas fotos com maior zoom da Lua. Foquei principalmente na Cratera Copernicus, que estava fantástica próxima ao terminator da Lua, que é zona entre o dia e a noite, onde os detalhes da superfície são realçados pelas sombras geradas pela luz batendo de lado.

O resultado foi a imagem que você pode ver acima, fruto de cinco fotos processadas no Registax 5.1. Em termos de captação de detalhes, esta é a minha melhor foto de uma área específica da Lua até agora, mas eu espero conseguir imagens melhores usando mais frames, programando a câmera para tirar várias fotos seguidas, algo que não fiz ontem.

A cratera Copernicus se localiza a noroeste do centro do hemisfério da face visível da Lua. Devido a sua relativa juventude em termos de astrogeologia (fusão de Astronomia com Geologia), ela permanece na mesma forma primitiva em que foi formada. Sua borda circular tem um forma notadamente hexagonal.

Devido em grande parte a sua formação recente, o chão da cratera não foi inundado de lava. O terreno ao longo do fundo dela é enrugado no sul e mais suave em direção ao norte. Os picos existentes em seu centro, consistem de tres cadeias separadas entre si, erguendo-se cerca de 1,2 km do solo. separadas umas das outras por vales. 

A cratera Copernicus  tem cerca de 90km de diâmetro. Na foto abaixo coloquei ao lado dela o Distrito Federal, que tem praticamente o mesmo tamanho da cratera.

Comparação da Cratera Copérnico com o Distrito Federal

2 comentários:

  1. Ola porque Cratera Copernicus tem esse nome

    ResponderExcluir
  2. Thania, por que exatamente eu não sei, mas as crateras da Lua geralmente recebem nomes de personalidades de destaque na ciência. Acredito que devido a importância de Nicolau Copérnico, seu nome foi dado há uma das maiores crateras da Lua.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.