quinta-feira, 14 de abril de 2011

Foto da Cratera Platão, na Lua.

Enquanto fico aqui no meio da poluição luminosa de Brasília, sigo tentando tirar boas fotos da Lua, com cada vez mais resolução, da janela do meu apartamento.

Ontem o alvo foi a Cratera Platão, localizada próximo ao pólo norte da Lua e que fica numa das regiões consideradas das mais belas de nosso satélite natural.

Apontando o refrator ED de 102mm, com uma câmera Canon EOS T2I e uma Barlow de 2X, consegui a foto abaixo:



Acho que o que chama a atenção desta foto é que ao contrário de muitas outras que vemos da Lua, esta região não é tão dominada por crateras, chamando mais atenção pelas grandes cadeias de montanhas que povoam os arredores da já desgastada Cratera Platão (ou Plato, como também é chamada).

Meu sonho agora é conseguir tirar uma foto dos canais por onde um dia passou lava na Lua. Esses canais hoje estão secos e se parecem muitos com rios da Terra que teriam secado. Mas acho que não vou conseguir isso acoplando a Canon EOS no telescópio, pois não estou conseguindo aumentos maiores do que 100x. Mesmo com a pequena abertura de meu telescópio, acredito que conseguirei fotos com mais resolução do que a acima se conseguir aumentos de cerca de 200X.

Estou com algumas ideias que quero por em prática nas próximas semanas...

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.