sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Equipamento Ideal para Astrofotografia de Céu Profundo

Exemplo de excelente Setup para astrofotografia de céu profundo: Telescópio bom e pequeno em relação a uma montagem robusta  e câmera CCD específica para Astrofotografia..

"Você é um caso raro de escolha do equipamento correto logo de primeira. Eu conheço muitos astrônomos que não evoluem na astrofotografia por que não adquirem o equipamento correto e passam anos insistindo num setup equivocado". Foi o que me disse um astrofotografo mais experiente esses dias. É claro que fiquei muito feliz com o comentário.

Baseado nisso e na resposta que dei a um usuário do Cosmofórum e que foi elogiada, resolvi fazer aqui um guia para quem está interessado em adquirir um bom equipamento para astrofotografia de céu profundo.

- Montagem: Sempre a mais robusta possível! No mínimo uma CG-5 ou EQ5 motorizada, isso para telescópios bem pequenos, como refratores de 80mm. Para telescópios maiores, como Refletores acima de 150mm ou refratores maiores, prefira uma EQ6. Prefira também as montagens que possuem entrada para Autoguiagem.

É importante saber que a maioria dos telescópios vendidos junto com a montagem no Brasil possuem ela dimensionada apenas para astronomia observacional ou no máximo astrofotografia planetária, então evite comprar os dois juntos se você pretende fotografar galáxias e nebulosas. Prefira sempre comprar a montagem separada do telescópio, porque para fotografia de céu profundo, quando o manual da montagem diz que ela aquenta até 15 quilos, é bom o tubo óptico não pesar mais do que 5. Você sempre deve considerar que além do telescópio, irá colocar a câmera e quando evoluir vai querer auto-guiagem, que pode acrescentar muito peso.

É possível tirar fotos com telescópios maiores em montagens menos dimensionadas, mas é mais difícil e o nível de erros aumenta muito. Um telescópio pequeno sobre uma montagem robusta sempre será melhor e mais adequado.

- Câmeras: No mínimo uma DSLR ou uma CCD específica para Astrofotografia.

- Telescópios: Refratores pequenos ED ou APO são as melhores opções para as montagens disponíveis do Brasil, mas vc pode conseguir bons resultados com refletores de 150mm ou superiores. Uma dica que sempre dou é que, como bons tubos óticos são raros no Brasil, uma boa opção é comprar uma boa lente de câmera e usar ela para astrofotografias. Prefira modelos de foco fixo e distância focal F2.8. quanto menor a distância focal, melhor será a captaçào de luz.

Outra opção é encomendar o Tubo ótico de um ATM (Astronomos experiêntes que produzem telescópios caseiros de alta qualidade). Um refletor feito por um bom ATM brasileiro terá qualidade ótica bem superior a seus equivalentes fabricados na China e será bem mais barato do que um bom refrator. Encomende no máximo um refletor curto de 150mm para uma CG5 ou EQ5 e no máximo de 200mm para uma EQ6.

Eu noto que astrofotografos muito experientes, costumam usar telescópios do tipo Maktusovic-Casegrain, muitas vezes de 14 polegadas ou mais, para fotos fabulosas de céu profundo. Mas ai estamos falando de outro nível. Esses telescópios são usados quase sempre em observatórios e em montagens que podem custar dezenas de milhares de reais. Quem sabe um dia eu chegue nesse nível. Para começar o certo é seguir o que está escrito nos parágrafos acima.

Um C11 numa montagem CG5 é um excelente setup para observação e pode dar bons resultado com planetas e a Lua, mas  não é adequado para astrofotografia de céu profundo.


Rodrigo Andolfato

24 comentários:

  1. Pois bem, eu gostei muito desse teu poster. O foda mesmo aqui no brasil é mesmo o preço, se tu mora nos estados unidos com 5 mil reais tu já tem um grande setup para astrofografia. Aqui tu só tem uma apenas uma NEQ6.
    Ah não ser se tu for uma cara milhonario e comprar um takashi que nem esse da foto (eu acho que é um takashi) e mandar vir buscar.

    Eu amo astrofotografa porém quando fui comprar telescópios ano passado, infelizmente eu fui um burro e comprei um orion xt8 e agora esse ano eu ia comprar uma montagem para ele, mas eu não queria esperar até o final do desse ano. Então resolvi comprar um gso de 12! que eu já to até arrependido. Não sei se eu vou tar arrependido quando comprar a montagem. Mas o ruim deste telescópios é que ele é Gigante!! Tu tem que ter um lugar fixo pra ele, o que é ruim. E para transporte é terrivel!

    Porque nos preços que eu tenho nesses dois telescópios acho que daria para comprar uma montagem e um apo (menos o apo porque aki no brasil é dificil encontrar apo barato).

    Bom é isso, eu só queria deixar uma "dica" para os iniciantes e que não cometem o mesmo erro que eu. Hoje meus teles estão tudo parado na garagem, eu nem mais os uso hehehehe.


    Valeu Abração

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marcelo, o comentário foi muito pertinente!!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, estou com planos de adquirir um refletor da Celestron de 130mm (modelo 130eq), ainda to em dúvida, já vi vídeos sobre ele, das imagens obtidas, e vi também do modelo 114eq, e pelas imagens não parece ter muita diferença, sei que tem boa diferença na captação de luz, você recomendaria comprar um desses modelos ou existe outro que seja melhor para astrofotografia na mesma faixa de valor? (o 130mm é cerca de 1450 reais e o de 114mm é perto de 1000 reais).
    Abraço, parabéns pelo blog, muito bom

    ResponderExcluir
  4. Cacio, o Armazém do Telescópio está com ums modelos excelentes. Eles costumam acabar muito rápido, por isso é bom aproveitar.

    Olha esse de 150mm da Orion, muito melhor e mais barato do que esse de 130mm:

    http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/default/telescopios/telescopio-refletor-150mm-f-d-5-em-montagem-eq2.html

    Dê uma olhada nos outros modelos:

    http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/default/telescopios.html

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante do Orion 150mm, me interessou muito, quem sabe eu compro ele.
    Obrigado pela atenção, abraço

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto Rodrigo, muito bom.
    Só uma correção neste trecho: "Prefira modelos de foco fixo e distância focal F2.8 ou menor."
    Creio que o certo seria: "Prefira modelos de distância focal fixa e abertura do diafragma F2.8, ou menor."
    Todas as objetivas possuem foco fixo, basta colocar na posição manual, e F2.8 é a abertura do diafragma.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo, gostei muito do teu texto e estou pensando em adquirir equipamentos para astrofotografia de céu profundo. Estive olhando o site do armazém do telescópio e fiquei interessado no modelo que você indicou.
    http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/default/telescopios/telescopio-refletor-150mm-f-d-5-em-montagem-eq2.html

    Minhas perguntas são as seguintes, se você puder responder.

    1. Com este telescópio consigo fotografar planetas e céu profundo?

    2. Vou comprar uma Nikon d3100, será que atende ao meu novo hobby???

    Agradeço.

    Roberto Pontes

    ResponderExcluir
  9. Olá Rodrigo, ótima postagem, me ajudou muito em como escolher o equipamento correto para minhas práticas iniciais em astrofotografia, apesar disso tenho as seguintes dúvidas:

    1) Esse telescópio: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/telescopios/mak127eq32-detail seria bom para observações tanto do céu profundo como de planetas?

    2) Eu teria uma qualidade melhor (pensando que eu quero tirar fotos dos planetas e do céu profundo) com um mak de 150mm em uma montagem EQ6 motorizada?

    3) Em ambos os casos, eu pensei em comprar uma Nikon D3200, seria melhor ela ou uma CCD?

    Abraços e Obrigado.

    Bruno Sartini

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, com um 90mm az3 eu consigo as mesma imagens de ceu profundo como as suas? claro com ele ja equipado adequadamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shubert, com uma montagem equatoria motorizada em consegui a imagem abaixo: http://andolfato.blogspot.com.br/search/label/telesc%C3%B3pio%20refrator%2090mm

      Excluir
    2. Cara, sou teu fã, to fascinado por astrofotografias do céu profundo, um dia tiro fotos iguais as tuas... Onde eu encontro um ED 102 no Brasil?

      Excluir
    3. Shubert, é possível encontrar neste site: https://tellescopio.com.br/telescopios-astronomicos/refrator-ota-skywatcher-equinox-100

      Excluir
    4. No Armazém do Telescópio está tendo para pronta entrega: http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/telescopios/equinox100-detail

      Excluir
  11. Rodrigo, tenho uma canon eos 350d (só o corpo) parada aqui, e um skywatcher virtuoso 114mm (f500/4.4). A canon acho que não pega foco sem uma barlow. Eu compraria uma HEQ-5 esse fim de janeiro, mas só teria dinheiro para ela. Dá pra fazer algo interessante com esse setup, ou é melhor pegar outra montagem e outro telescópio com o dinheiro da HEQ-5? Lembrando que a intenção é iniciar com DSOs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqualung, eu compraria a HEQ5, é uma montagem pra toda a vida e esperaria uma oportunidade para um telescópio depois.

      Excluir
  12. Rodrigo parabéns pelo trabalho, qual sua visão sobre o telescópio Refrator Apo Orion Ed80t F/6 Tripleto?
    abs

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Bruna. Quanto ao telescópio, se você tiver condições e uma montagem e câmera que façam justiça ao telescópio, é um equiapmento perfeito. Mas lembre-se que é um telescópio voltado para Astrofotografia, não espere muito dele para observação, devido a pouca abertura.

    ResponderExcluir
  14. Olá Rodrigo, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo seu Blog, definitivamente ele é muito útil para quem se aprofunda no campo astronômico. E em segundo, estou a comprar uma Câmera Digital da Nikon DSLR modelo D3200 e saber se ela é funcional para astrofotografias, pois na ficha técnica nada falou a respeito, ou se qualquer DSLR é apta para esse tipo de imagem.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, geralmente todas as DSLRs são boas para astrofotografia, mas não posso garantir que todas sejam. Nikon e Canon são as mais populares e destas marcas todas são boas para Astrofotografia de céu profundo. As câmeras da Nikon parecem ser um pouco melhores, mas como a Canon é a marca mais popular para astrofotografia, é mais fácil encontrar acessórios e programas compatíveis com esta marca, tornando a escolha bem difícil. Eu escolheria Canon, mas é uma opinião pessoal. Com Nikon você está muito bem servido também.

      Excluir
  15. Boa tarde Rodrigo as suas fotografias do sol, são muito lindas e não lembram em nada as fotografias que a Nasa mostra para nos , isso tenho notado pois vários amigos que tem este tipo de trabalho no mundo apresentam os mesmos resultados, parabéns pelo seu blog, Que mal lê pregunte, você tem fotografias de algum satélite ?? que esta orbitando a terra??? e gostaria de saber se não for muito incomodo qual seria sua opinião ao respeito de esse astro tão famoso hoje em dia que o planeta x? muito obrigado pela sua ajuda, e logo logo estarei comprando meu telescópio no armazém do telescópio quem sabe não possa tirar algumas fotos igual que você, rs ..!! valeuu!

    ResponderExcluir
  16. Ola tenho um sw 150 f5 e uma eq3 -2
    Sera que da pra fazer dso sem motorização por enquanto. Uma canon rebel xd 1000 sem filtros por 800 reais eh uma boa para iniciante. Estou bastante perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, sem motorização é possível fotografar nebulosas muuuito brilhantes, como Orion e talvez Lagoa, ou aglomerados abertos. Mas por que não tirar o telescópio e fazer imagens de grande campo? Dá pra fazer imagens espetaculares com sua câmera e uma lente de até 50mm.

      Excluir
  17. Oi Andolfato, estou começando na astronomia agora, já tenho alguma pequena experiência em localizar estrelas e planetas a olho nu. Eu sei que antes de comprar os equipamentos eu deveria inicialmente estudar, mas tenho uma viagem para os Estados Unidos marcada e não gostaria de perder a oportunidade de comprar os equipamentos por um preço bacana, mesmo que eles fiquem inicialmente parados.
    Eu já sou apaixonada por fotografia, mas me faltou tempo para um curso, mas esse ano sai!!! Então, juntar duas coisas que gosto, seria tudo de bom.
    Já tenho uma canon T3i e uma lente de 50mm e outras duas moveis (não lembro quais), quais seriam os outros equipamentos mínimos para a astrofografia?
    Estou pensando em trazer esse telescópio: https://www.amazon.com/gp/product/B0007UQNNQ/ref=ox_sc_act_title_3?ie=UTF8&smid=ATVPDKIKX0DER&th=1 Ele já vem com o tripé e gostei do fato de ser computadorizado, mas não sei se isso faz diferença. Enfim, ele é bom para astrofotografia? Cheguei a olhar um donbsonian de 6", mas achei muito grande e pesado para trazer, estou morrendo de medo de trazer isso no avião... Será que dá pra despachar dentro da mala bem embaladinho?
    Quais outros equipamentos são necessários?
    Abraço!



    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.