sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Equipamento Ideal para Astrofotografia de Céu Profundo

Exemplo de excelente Setup para astrofotografia de céu profundo: Telescópio bom e pequeno em relação a uma montagem robusta  e câmera CCD específica para Astrofotografia..

"Você é um caso raro de escolha do equipamento correto logo de primeira. Eu conheço muitos astrônomos que não evoluem na astrofotografia por que não adquirem o equipamento correto e passam anos insistindo num setup equivocado". Foi o que me disse um astrofotografo mais experiente esses dias. É claro que fiquei muito feliz com o comentário.

Baseado nisso e na resposta que dei a um usuário do Cosmofórum e que foi elogiada, resolvi fazer aqui um guia para quem está interessado em adquirir um bom equipamento para astrofotografia de céu profundo.

- Montagem: Sempre a mais robusta possível! No mínimo uma CG-5 ou EQ5 motorizada, isso para telescópios bem pequenos, como refratores de 80mm. Para telescópios maiores, como Refletores acima de 150mm ou refratores maiores, prefira uma EQ6. Prefira também as montagens que possuem entrada para Autoguiagem.

É importante saber que a maioria dos telescópios vendidos junto com a montagem no Brasil possuem ela dimensionada apenas para astronomia observacional ou no máximo astrofotografia planetária, então evite comprar os dois juntos se você pretende fotografar galáxias e nebulosas. Prefira sempre comprar a montagem separada do telescópio, porque para fotografia de céu profundo, quando o manual da montagem diz que ela aquenta até 15 quilos, é bom o tubo óptico não pesar mais do que 5. Você sempre deve considerar que além do telescópio, irá colocar a câmera e quando evoluir vai querer auto-guiagem, que pode acrescentar muito peso.

É possível tirar fotos com telescópios maiores em montagens menos dimensionadas, mas é mais difícil e o nível de erros aumenta muito. Um telescópio pequeno sobre uma montagem robusta sempre será melhor e mais adequado.

- Câmeras: No mínimo uma DSLR ou uma CCD específica para Astrofotografia.

- Telescópios: Refratores pequenos ED ou APO são as melhores opções para as montagens disponíveis do Brasil, mas vc pode conseguir bons resultados com refletores de 150mm ou superiores. Uma dica que sempre dou é que, como bons tubos óticos são raros no Brasil, uma boa opção é comprar uma boa lente de câmera e usar ela para astrofotografias. Prefira modelos de foco fixo e distância focal F2.8. quanto menor a distância focal, melhor será a captaçào de luz.

Outra opção é encomendar o Tubo ótico de um ATM (Astronomos experiêntes que produzem telescópios caseiros de alta qualidade). Um refletor feito por um bom ATM brasileiro terá qualidade ótica bem superior a seus equivalentes fabricados na China e será bem mais barato do que um bom refrator. Encomende no máximo um refletor curto de 150mm para uma CG5 ou EQ5 e no máximo de 200mm para uma EQ6.

Eu noto que astrofotografos muito experientes, costumam usar telescópios do tipo Maktusovic-Casegrain, muitas vezes de 14 polegadas ou mais, para fotos fabulosas de céu profundo. Mas ai estamos falando de outro nível. Esses telescópios são usados quase sempre em observatórios e em montagens que podem custar dezenas de milhares de reais. Quem sabe um dia eu chegue nesse nível. Para começar o certo é seguir o que está escrito nos parágrafos acima.

Um C11 numa montagem CG5 é um excelente setup para observação e pode dar bons resultado com planetas e a Lua, mas  não é adequado para astrofotografia de céu profundo.


Rodrigo Andolfato

36 comentários:

  1. Pois bem, eu gostei muito desse teu poster. O foda mesmo aqui no brasil é mesmo o preço, se tu mora nos estados unidos com 5 mil reais tu já tem um grande setup para astrofografia. Aqui tu só tem uma apenas uma NEQ6.
    Ah não ser se tu for uma cara milhonario e comprar um takashi que nem esse da foto (eu acho que é um takashi) e mandar vir buscar.

    Eu amo astrofotografa porém quando fui comprar telescópios ano passado, infelizmente eu fui um burro e comprei um orion xt8 e agora esse ano eu ia comprar uma montagem para ele, mas eu não queria esperar até o final do desse ano. Então resolvi comprar um gso de 12! que eu já to até arrependido. Não sei se eu vou tar arrependido quando comprar a montagem. Mas o ruim deste telescópios é que ele é Gigante!! Tu tem que ter um lugar fixo pra ele, o que é ruim. E para transporte é terrivel!

    Porque nos preços que eu tenho nesses dois telescópios acho que daria para comprar uma montagem e um apo (menos o apo porque aki no brasil é dificil encontrar apo barato).

    Bom é isso, eu só queria deixar uma "dica" para os iniciantes e que não cometem o mesmo erro que eu. Hoje meus teles estão tudo parado na garagem, eu nem mais os uso hehehehe.


    Valeu Abração

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marcelo, o comentário foi muito pertinente!!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, estou com planos de adquirir um refletor da Celestron de 130mm (modelo 130eq), ainda to em dúvida, já vi vídeos sobre ele, das imagens obtidas, e vi também do modelo 114eq, e pelas imagens não parece ter muita diferença, sei que tem boa diferença na captação de luz, você recomendaria comprar um desses modelos ou existe outro que seja melhor para astrofotografia na mesma faixa de valor? (o 130mm é cerca de 1450 reais e o de 114mm é perto de 1000 reais).
    Abraço, parabéns pelo blog, muito bom

    ResponderExcluir
  4. Cacio, o Armazém do Telescópio está com ums modelos excelentes. Eles costumam acabar muito rápido, por isso é bom aproveitar.

    Olha esse de 150mm da Orion, muito melhor e mais barato do que esse de 130mm:

    http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/default/telescopios/telescopio-refletor-150mm-f-d-5-em-montagem-eq2.html

    Dê uma olhada nos outros modelos:

    http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/default/telescopios.html

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante do Orion 150mm, me interessou muito, quem sabe eu compro ele.
    Obrigado pela atenção, abraço

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto Rodrigo, muito bom.
    Só uma correção neste trecho: "Prefira modelos de foco fixo e distância focal F2.8 ou menor."
    Creio que o certo seria: "Prefira modelos de distância focal fixa e abertura do diafragma F2.8, ou menor."
    Todas as objetivas possuem foco fixo, basta colocar na posição manual, e F2.8 é a abertura do diafragma.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo, gostei muito do teu texto e estou pensando em adquirir equipamentos para astrofotografia de céu profundo. Estive olhando o site do armazém do telescópio e fiquei interessado no modelo que você indicou.
    http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/default/telescopios/telescopio-refletor-150mm-f-d-5-em-montagem-eq2.html

    Minhas perguntas são as seguintes, se você puder responder.

    1. Com este telescópio consigo fotografar planetas e céu profundo?

    2. Vou comprar uma Nikon d3100, será que atende ao meu novo hobby???

    Agradeço.

    Roberto Pontes

    ResponderExcluir
  9. Olá Rodrigo, ótima postagem, me ajudou muito em como escolher o equipamento correto para minhas práticas iniciais em astrofotografia, apesar disso tenho as seguintes dúvidas:

    1) Esse telescópio: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/telescopios/mak127eq32-detail seria bom para observações tanto do céu profundo como de planetas?

    2) Eu teria uma qualidade melhor (pensando que eu quero tirar fotos dos planetas e do céu profundo) com um mak de 150mm em uma montagem EQ6 motorizada?

    3) Em ambos os casos, eu pensei em comprar uma Nikon D3200, seria melhor ela ou uma CCD?

    Abraços e Obrigado.

    Bruno Sartini

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, com um 90mm az3 eu consigo as mesma imagens de ceu profundo como as suas? claro com ele ja equipado adequadamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shubert, com uma montagem equatoria motorizada em consegui a imagem abaixo: http://andolfato.blogspot.com.br/search/label/telesc%C3%B3pio%20refrator%2090mm

      Excluir
    2. Cara, sou teu fã, to fascinado por astrofotografias do céu profundo, um dia tiro fotos iguais as tuas... Onde eu encontro um ED 102 no Brasil?

      Excluir
    3. Shubert, é possível encontrar neste site: https://tellescopio.com.br/telescopios-astronomicos/refrator-ota-skywatcher-equinox-100

      Excluir
    4. No Armazém do Telescópio está tendo para pronta entrega: http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/telescopios/equinox100-detail

      Excluir
  11. Rodrigo, tenho uma canon eos 350d (só o corpo) parada aqui, e um skywatcher virtuoso 114mm (f500/4.4). A canon acho que não pega foco sem uma barlow. Eu compraria uma HEQ-5 esse fim de janeiro, mas só teria dinheiro para ela. Dá pra fazer algo interessante com esse setup, ou é melhor pegar outra montagem e outro telescópio com o dinheiro da HEQ-5? Lembrando que a intenção é iniciar com DSOs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqualung, eu compraria a HEQ5, é uma montagem pra toda a vida e esperaria uma oportunidade para um telescópio depois.

      Excluir
  12. Rodrigo parabéns pelo trabalho, qual sua visão sobre o telescópio Refrator Apo Orion Ed80t F/6 Tripleto?
    abs

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Bruna. Quanto ao telescópio, se você tiver condições e uma montagem e câmera que façam justiça ao telescópio, é um equiapmento perfeito. Mas lembre-se que é um telescópio voltado para Astrofotografia, não espere muito dele para observação, devido a pouca abertura.

    ResponderExcluir
  14. Olá Rodrigo, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo seu Blog, definitivamente ele é muito útil para quem se aprofunda no campo astronômico. E em segundo, estou a comprar uma Câmera Digital da Nikon DSLR modelo D3200 e saber se ela é funcional para astrofotografias, pois na ficha técnica nada falou a respeito, ou se qualquer DSLR é apta para esse tipo de imagem.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, geralmente todas as DSLRs são boas para astrofotografia, mas não posso garantir que todas sejam. Nikon e Canon são as mais populares e destas marcas todas são boas para Astrofotografia de céu profundo. As câmeras da Nikon parecem ser um pouco melhores, mas como a Canon é a marca mais popular para astrofotografia, é mais fácil encontrar acessórios e programas compatíveis com esta marca, tornando a escolha bem difícil. Eu escolheria Canon, mas é uma opinião pessoal. Com Nikon você está muito bem servido também.

      Excluir
  15. Boa tarde Rodrigo as suas fotografias do sol, são muito lindas e não lembram em nada as fotografias que a Nasa mostra para nos , isso tenho notado pois vários amigos que tem este tipo de trabalho no mundo apresentam os mesmos resultados, parabéns pelo seu blog, Que mal lê pregunte, você tem fotografias de algum satélite ?? que esta orbitando a terra??? e gostaria de saber se não for muito incomodo qual seria sua opinião ao respeito de esse astro tão famoso hoje em dia que o planeta x? muito obrigado pela sua ajuda, e logo logo estarei comprando meu telescópio no armazém do telescópio quem sabe não possa tirar algumas fotos igual que você, rs ..!! valeuu!

    ResponderExcluir
  16. Ola tenho um sw 150 f5 e uma eq3 -2
    Sera que da pra fazer dso sem motorização por enquanto. Uma canon rebel xd 1000 sem filtros por 800 reais eh uma boa para iniciante. Estou bastante perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, sem motorização é possível fotografar nebulosas muuuito brilhantes, como Orion e talvez Lagoa, ou aglomerados abertos. Mas por que não tirar o telescópio e fazer imagens de grande campo? Dá pra fazer imagens espetaculares com sua câmera e uma lente de até 50mm.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá Rodrigo, boa tarde! Estou lendo seu blog e as diversas postagens. Sabe, eu tenho uma dúvida específica de novato. Eu desejo fotografar nebulosas, galáxias e céu profundo. Eu estava pensando em modificar uma das minhas câmeras( NIKON D70 ou D600 ou CANON SL1) e pedir para uma empresa LIFEPIXEL, por o filtro H-ALFA e ficar somente com a câmera modificada e as lentes para fotografar tais objetos, dispensando o uso do telescópio - pensei em montar um refletor de 10"" . Será que assim será limitante e frustrante sem o telescópio? Sou aposentado e estou ocupando o tempo com esta paixão. Te agradeço uma orientação!!

    WAGNER - RJ/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vagner. Não entendi o que quis dizer em por o filtro H-alpha na câmera?
      Câmeras coloridas não sou boas com filtro H-alpha. Sim. É possível fazer algo e conseguir alguns resultados até interessantes, mas não chega perto de uma câmera monocromática. Quanto a colocá-lo na câmera, há os modelos EOS CLIP que permitem colocá-lo dentro da câmera, de forma simples,entre o sensor e a lente. Um muito utilizado com DSLRs é o 12nm. Como o do link abaixo.

      https://optcorp.com/collections/imaging-filters/products/astronomik-h-alpha-12nm-ccd-filter-canon-eos-aps-clip

      Quanto a astrofotografia sem telescópio, não há nada de fustrante nela. Há muito a se fazer com lentes. Mas é claro, quando o campo é muito grande, se a atividade astrofotográfica for intensa você pode rapidamente ficar sem objetos novos para registrar.

      Excluir
  19. Oi Rodrigo, boa tarde! Sobre a câmera eu quis dizer em fazer uma modificação lá no sensor dela, trocando o sensor original por um H-ALPHA ficando iagual ao da câmera NIKON D810A - específica para astrofotografia. Veja o link dela https://www.nikonusa.com/en/nikon-products/product/dslr-cameras/d810a.html#lightbox:/Photography/D810A_sample-photo_01.jpg
    Se eu tivesse dinheiro teria comprado, mas a minha REA$$$LIDADE..... Eu já tenho duas câmeras modificadas em IR na faixa dos 720nm, mas com o filtro H-ALPHA instalado no sensor teria a opção de fotografar aquelas emissões daqueles objetos. Eu gosto de ir para lugares desérticos para fotografar também, e o céu profundo é minha preferencia. Ainda não tive sucesso. Eu tenho um enxame de máquinas fotográficas(90% Nikon, o restante KODAK, ZENITH, LUMIX, ILFORD e Canon - G9,S95,A495) e sei que a Canon é a popular na astrofotografia e os clips, filtros para ela são inúmeros e da Nikon ínfimos.
    Eu estou lendo o seu blog, mas assistindo diversas fontes estrangeiras no Youtube - admirável a farta quantidade e qualidade de informação. Como o Brasil é uma SEARA DE ATRASO, de ...... Deixa pra lá!
    Eu entrei em contato com LIFEPIXEL e vou pegar uma câmera CANON com H-ALPHA no sensor. Eu fiquei em dúvida quando você mencionou em câmera colorida e monocromática para H-ALPHA. Isso quer dizer que somente fotografo na opção mono com o H-ALPHA? Pensei que podia fotografar em cor, manual e depois no photoshop ou Lightroom faço o pós processamento.

    Eu penso em montar um telescópio refletor de 10 ou 12 " Dobsiano para fotografar o CÉU PROFUNDO. Os modelos que vi são caríssimos para comprar. Ainda não sei se posso motorizar o Dobsiano, mas se não for possível vai no olho e na mão mesmo.
    Eu estou lendo sobre estes clipes de 7nm e 12nm. Tem um rapazz de Ontário que escreveu a diferença dos dois. Vou ler ainda. Você tem alguma experiência com os dois? O seu livro tem estes comentários?

    Bem, eu te agradeço a atenção e gentileza. Vou aproveitar o tempo de SEPULTADO(rsrsrs).
    Muito parabéns pelo seu trabalho!!


    Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wagner. Acho que temos que esclarecer uma coisas. Estamos falando de coisas diferentes.

      A modificação que se faz em câmeras, como a Nikon D810a, que já é modificada de fábrica, não é feita com o filtro H-alpha, mas com um outro Filtro IR-UV que deixa passar uma faixa maior do espectro da Luz, entre elas o H-alpha. Este filtro pode ser inserido em sua câmera DSLR permitindo que ela continue funcional para fotografias do dia-a-dia enquanto torna-se um excelente instrumento para fotografia de céu profundo. Certamente é este filtro que você irá colocar em sua câmera.

      Já quando nos referimos a um filtro h-alpha, como um de 12nm ou 7nm, nos referimos a um filtro de banda estreita, que deixa passar uma faixa muito pequena da luz, específica das nebulosas de emissão. Um filtro H-alpha é utilizado em capturas de banda estreita, seja para compor com imagens em cores naturais de alta definição destas nebulosas, ou para composições em Hubble Palete. Este filtro é muito mais recomendado com câmeras monocromáticas e certamente não é o que você quer para modificação.

      Excluir
  20. Eu entendi agora. Se eu pedir para por o filtro H-ALPHA a câmera ficará limitada a uma pequena faixa de comprimento de onda desta, mas as imagens ficam incríveis de lindas. Eu fico "arrepiado" com as imagens. Vou meter a cabeça fundo nesta área. Te agradeço mesmo pela orientação e inspiração!!!!

    Sucesso e felicidades para você!

    Obrigado!

    Wagner

    ResponderExcluir
  21. Olá rodrigo. Parabens pelo seu blog. Sigo ele a anos. Recentemente adquiri uma Sony a7s, e tenho um tripé fixo. Mas gostaria de adquirir um tripé motorizado que siga as estrelas para poder fazer empilhamento de fotos(sem telescopio). Poderia me indicar por favor algum tripé motorizado que seria bom ?

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, quero comprar um telescopio para começar a brincar, estou em duvida entre o Celestron 127EQ e o Celestron 130EQ, é o que da pra comprar. O primeiro é F8, para ver planetas, o segundo é F5 para céu profundo. Agora a dúvida, se olhar com os dois vai ter alguma diferença na nitidez e tamanho dos planetas observados.Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Rodrigo, boa tarde! Tenho um telescópio refletor de 203mm, seu peso é de 11kg. Acha que eu posso utilizar uma EQ6 para ele?

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Olá Rodrigo, tudo bem? Tenho um telescópio de 150mm, f/9.3, notei que na base do focalizador(parte interna ao tubo) tem uma lente, acho que é uma lente! Vc sabe o motivo dessa ótica nessa posição? Será um ajuste de foco para o espelho primário? Pergunto pois quero usar um redutor focal e esse componente óptico no focalizador me deixou com a pulga atrás da orelha! Obrigado

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.