domingo, 30 de outubro de 2011

O equipamento ideal para Astrofotografia planetária e Lunar.

Fábio Plocos, o mais respeitado fotógrafo planetário brasileiro, com seu telescópio de 10 polegadas construído pelo Darío Pires.

Recentemente fiz um post sobre qual seria o equipamento ideal para Astrofotografia de céu profundo. Mas apesar de ter especificado que era para céu profundo. Tenho receio que algumas pessoas confundam, achando que o setup que funciona bem para céu profundo, também funcionará para a fotografia de planetas e da Lua, mas nem sempre isso acontece. A fotografia planetária exige um equipamento sensivelmente diferente da fotografia de céu profundo.

Montagem: Não existe a necessidade que a montagem seja tão robusta em relação ao telescópio quanto para céu profundo, já que os tempos de exposição são de centésimos de segundo e não minutos, ou mesmo horas, como em fotos de nebulosas e galáxias. Até mesmo com montagens sem acompanhamento, como as dobsonianas, é possível tirar ótimas fotos de planetas e da lua, pois o programa Registax fara o alinhamento das imagens, mesmo com o planeta em movimento. Mas é claro que uma robusta montagem com motorização sempre tornará as coisas bem mais fáceis.

Câmeras: A fotografia planetaria não é obtida através de frames com longos tempos de exposição, muito pelo contrário, ela é feita com filmagens, de preferencia as mais rápidas. Os melhores resultados são obtidos geralmente com filmagens de 60 frames por segundo.  A resolução da câmera não importa tanto (a não ser para campos maiores da Lua), o padrão é 640x480. Eu posso apontar três boas câmeras planetárias para estágios diferentes de boa astrofotografia planetária:

  • Inicial - SPC900nc, Neximage ou outras boas webcans com sensor CCD. - Valor: em média 80 a 100 dólares.
  • Intermediário - Imaging Source DMK21 (monocromática) -Também tem o modelo colorido (DBK21), que é mais fácil de usar, pois não precisa de roda de filtros e nem o trabalho de juntar as imagens depois, mas os resultados são bem inferiores. Eu recomendo o modelo preto e branco mesmo - Valor: em média 400 dólares. Procure a com entrada USB 2.0, que é muito mais fácil de instalar do que a com cabo firewire.
  • Expert - SkyNyx 2.0 - Valor: em média 1000 dólares. É a câmera usada pelo Fábio Plocos, considerado o melhor astrofotógrafo planetário do Brasil.

Telescópio: Para planetas e a Lua, a abertura reina. Se você quer tirar fotos realmente boas, que sejam admiradas pelos melhores astrofotógrafos, nem pense em menos do que oito polegadas. É claro que dá para brincar com aberturas menores, principalmente com um bom cassegrain. Fotografia planetária é uma área onde refratores apocromáticos quase não são utilizados devido ao baixo custo benefício.

Para fotografia planetária não é necessário um céu escuro, por isso é possível tirar excelentes fotos de Júpiter, Saturno e da Lua, mesmo no centro de regiões metropolitanas. É mais um motivo para um telescópio de grande abertura, pois você não terá que ficar viajando com ele para tirar fotos de planetas se pode fazer isso do seu quintal. Normalmente se sai da cidade é para se fotografar objetos de céu profundo.

Apesar de telescópios para céu profundo e planetas serem bem diferentes, você pode usar a mesma montagem para os dois telescópios.Uma CG-5 aguenta bem apenas pequeno refrator APO para céu profundo, mas para planetas não há problema em colocar um refletor de oito polegadas e até mesmo um de dez (embora para esse tamanho uma EQ-6 seja preferível). Um refrator apocromático de 4 polegadas e um refletor de 10 polegadas, mais uma EQ-6 são uma maravilhosa combinação para aqueles que quere fotografar planetas e céu profundo. Na cidade, coloque o refletor sobre a EQ-6 e quando puder ir para um céu escuro, deixe o refletor em casa e leve o refrator junto com a montagem.

Impressionante imagem de Júpiter registrada pelo Plocos. Veja mais em www.cyberplocos.com.br/

17 comentários:

  1. É realmente um equipamento perfeito para tais fins, um dia ainda vou ter um telescópio feito por Dário Pires.
    O ruim é que é bastante caro estes equipamentos heheheh
    Abração

    ResponderExcluir
  2. da pra tirar alguma astrofotografia planetária que seja boa com um com esse telescópio?

    www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=21045

    ResponderExcluir
  3. João Marcelo, dê uma olhada nesse post, ele vai responder a seu pergunta:

    http://andolfato.blogspot.com.br/2011/11/fotos-tiradas-com-refletores-de-114mm45.html

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Esses telescópios de 8 polegadas são bem pesados ,qual a forma mais eficiente de carrega-los?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas informações Rodrigo, são ótimas assim como tudo no seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Pedro, a melhor forma de carregá-los é numa case rígida, que você pode mandar fazer, ou se tiver condições, fazer você mesmo. O ideal é que ela tenha rodas para facilitar o transporte e procure sempre dimensionar para que tudo caiba no porta-malas ou no banco traseiro de um carro.

    ResponderExcluir
  7. prezado snr
    Meu nome é Darío e se pronuncia como darcy, Maria etc.
    nunca confundir com Dário pois a origem do meu nome é medo persa e Dário é impropriamente transliterado do grego.
    por favor, se possivel corrija isso!
    sds
    Darío Pires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigido Darío! Eu fico honrado de saber que você viu o meu blog :)!

      Excluir
    2. Agradeço!. sempre dou uma olhada nos bons blogs de astronomia.(O seu é um deles)
      abs
      Darío Pires

      Excluir
  8. Onde se compra um Telescopio Desses????

    eu queria um Telescopio para ver estrelas,planetas e Lua.

    Conhece algum site ou algum sitio para comprar Rodrigo Andolfato????

    Responde por favor

    ResponderExcluir
  9. Rafael, o melhor site para se adquirir um telescópio destes é www.armazemdotelescopio.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá adorei o post do blog, sou iniciante e gostaria de saber se vc pode me indicar um equipamento que dê para observar planetas e estrelas em casa mesmo, obrigada

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, primeiramente parabéns pelo excelente blog.

    Estou iniciando nesse maravilhoso mundo da astrofotografia e pretendo fazer observação planetária, mas precisamente Marte, Júpiter e Saturno mas gostaria de gravar algumas observações no meu PC e também gostaria de ter a possibilidade de usar uma TV para projetar a observação em tempo real com boa qualidade.

    Estou pensando em comprar esse telescópio:
    ​http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/telescopios/discovery150v4-detail

    e também esse adaptador:
    http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/astrofotografia/steadypix-detail

    Que câmera ou webcam você indica, considerando que estou iniciando agora?

    Abraço.

    Alexandre.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo seu Blog ! Muito bom mesmo !

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite,
    Muito bom teu blog, espero algum dia chegar neste ponto de conhecimento.
    Neste momento tenho uma dúvida, o que acha do telescópio abaixo?
    Telescópio Meade Lx90 Schmidt Cassegrain 8pol com montagem motorizada CG4 ou o segundo Telescópio é um Meade Etx 125 C/ Goto, mas acho que os valores estão muito elevados, se tiver alguma indicação melhor te agradeço. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Olha, eu já tenho objetiva de 200 mm, só falta dar um banho metalizado nela. Não daquele convencional que costumam fazer aqui; mas como fazem na China, branquíssimo no caso. Se puder fazer isso, no caso, te recomendo de mandar-me também um suporte de madeira, que é mais conveniente, pois o tubo é dois metros - um absurdo! Se não me engano, foi la mesmo que o cara me fez essa troca. A princípio, eu lhe mandei o meu velho e ele, por comodidade, já me empurrou um já pronto. Mas notei que a espessura é maior que o anterior. Tá entendendo? Em suma, responda por favor, porque em Araraquara só tem você que faz isso. Assim penso. E tchau mesmo! Repito, se o banho for metalizado ainda dá pra aproveitar, porque é mais duradouro. E isso é tudo. Abraço e tchau, novamente!

    giorgio bottini
    16:38 (há 3 minutos)
    para dariopires

    A não ser que você rebaixe tudo a 1400/1500 mm de foco, aproximadamente, já que há algum risco, devido á queda duma peça do alto, no caso do espelhinho secundário. Entendeu? E isso é tudo, por hoje..

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.