terça-feira, 4 de abril de 2017

Abril de 2017: mês decisivo para a publicação do livro

Exemplar impresso do livro Astrofotografia Prática, que estou revisando.

Entramos finalmente no mês de abril, que conforme o banner aqui do lado é a data de publicação do esperado livro de Astrofotografia que passei os últimos três anos desenvolvendo. Acredito que até o fim deste mês eu finalmente publicarei a obra. Eu até tinha uns dois ou três posts que queria desenvolver melhor para este blog este mês, mas o desafio de uma última revisão, para entregar o melhor livro possível, tem consumido todo o meu tempo disponível.

Bem! Vamos falar um pouco sobre o livro e tirar as últimas dúvidas. Ele será publicado pela plataforma AGbook/Clube de Autores. Pra quem não conhece, trata-se de uma plataforma de autopublicação. Nestes sites, pode-se encontrar de tudo, de livros de ciência esmerados a obras picaretas de esoterismo. Mas devo dizer que já adquiri uma cópia teste do livro com eles e a qualidade da impressão é muito boa.

Durante o tempo em que estive escrevendo o Astrofotografia Prática, certamente o maior problema que enfrentei foi o custo de impressão. Por se tratar de uma obra de nicho, de tiragem pequena, sempre existiu o fantasma de que o livro poderia ficar caro demais para imprimir. Certamente seria bem mais barato se fosse impresso numa grande tiragem, com o apoio de uma grande editora, mas como no momento eu estou meio que publicando por conta, a melhor solução de longe é o sistema da AGbook/Clube de Autores. Nestes sites, cada vez que alguém compra um livro, ele é impresso e enviado para o comprador.  Quanto maior o livro, mas cara é a impressão. Ser colorido também encarece a produção. Na verdade, é de longe o fator que mais encarece a impressão, mas não consigo imaginar meu livro em preto e branco. Como falaria de balanço de cores, saturação, composições e Hubble Palette em preto e branco?
Para tornar a obra mais barata, fiz o layout com o texto em duas colunas, o que reduziu o volume do livro de quase 300 para 230 páginas, sem qualquer redução do conteúdo ou do conforto da leitura e até dando um aspecto mais bonito à diagramação. Vale lembrar que é um livro grande, impresso em A4. Se estivesse impresso em A5, com uma coluna e fonte 12, teria umas quinhentas páginas. Para quem não quer pagar mais caro e nem carregar peso, será publicado um E-book. O Ebook é legal, mas tenho que dizer: a versão impressa ficou tão bonita que acho que vale a pena, sem contar que a leitura foi planejada para ser feita num livro impresso. Não sei como a leitura vai ficar num Ebook. 

O livro Astrofotografia prática custará 150 reais na versão impressa e pouco menos de 40 na versão Ebook, que ainda não decidi se será epub ou PDF. 176 Imagens ilustram a obra, que engloba os três grandes campos da Astrofotografia, aquisição de equipamentos, captura (ou captação) e processamento de imagens. Há um extenso glossário no final, com todos os termos técnicos mais relevantes e será disponibilizado um link onde os leitores poderão trabalhar com os arquivos utilizados nos tutoriais e fazer o download dos softwares e plug-ins gratuitos mencionados. O prefácio foi escrito pela lenda da astrofotografia brasileira, José Carlos Diniz. E as primeiras vinte páginas serão disponibilizadas para leitura nos sites de publicação, para quem quiser examinar a escrita antes de adquirir a obra.

Algo que me deixou um pouco triste é que muitas pessoas estão me pedindo um cópia autografada, mas o problema é que, como o livro será impresso e enviado sem passar por mim, não teremos esta possibilidade no momento da venda, mas eu me comprometo a assinar qualquer exemplar, com dedicatória, de qualquer um que puder se encontrar comigo.

É isso aí pessoal. Eu estou numa baita ansiedade aqui e não vejo a hora de ver esse livro publicado. Será que vão gostar? Vão criticar muito? Encontrar erros? Nem gosto quando as pessoas me lembram como foi longo o tempo em que estive escrevendo a obra, mas apesar de todas as dificuldades, do pouco tempo disponível e da dimensão do projeto, sempre segui em frente. E parece que finalmente estou chegando lá.

Obrigado a todos que estiveram me apoiando neste período.

23 comentários:

  1. Parabéns Rodrigo, você continua uma inspiração para os novatos como eu. Aguardando ansiosamente o livro !!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Estamos no aguardo.
    Abs
    Marcelo Martins

    ResponderExcluir
  3. Também estou aguardando com ansiedade.
    Paulo Furlan

    ResponderExcluir
  4. Parabens. Tenhio certeza que será um sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Aguardando ansiosamente!!
    Certamente será um livro excelente!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns .. seu livro está vindo em uma hora certa. Vou querer a versão impressa sem dúvida.

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha!!! Quando estará (dia) disponível para que possamos fazer a encomenda? Obra obrigatória e indispensável para todo apaixonado por astronomia.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, André! Faltam só uns detalhes finais. Acredito que até o fim do mês está pronto. Mas ainda não tenha da data exata.

      Excluir
  8. Parabéns ROdrigo, estou aguardando ansioso a compra do meu exemplar e ficará sempre na cabeceira da cama para leitura antes de dormir!! Acompanha o seu blog há tempos e o seu crescimento ao longo dos anos na astrofotografia é uma inspiração para todos nós! Parabéns e sucesso como escritor!!

    ResponderExcluir
  9. Mergulhei no mundo dos telescópios como hobby há 2 anos e meio e uma das primeiras referências que tive foi o seu trabalho. Estamos todos aguardando o livro sair do forno!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Rodrigo .
    Estou ansioso para comprar a versão impressa . Obrigado por investir tanto tempo e dedicação , e dividir as técnicas desse maravilhoso hobby . Vc tem noção q será a primeira publicação aqui no brasil , em português, sobre astrofotografia? Parabéns pela maravilhosa iniciativa . Muito legal mesmo
    Grande abraço
    Fábio Palleze

    ResponderExcluir
  11. Fui procurar o livro no agbook e achei outro título seu !!!!!
    http://www.agbook.com.br/book/229698--De_Operador_de_computador_a_Analista_do_Banco_Central

    ResponderExcluir
  12. Não c sigo comprar o livro . Está com erro no sistema

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.