segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aglomerado Globular M2 - Da Janela do Apartamento

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MAIOR

A verdade é que, até esses dias, eu andava um pouco sem vontade de usar a Canon T2i para astrofotos, o motivo foi que eu tinha tentado limpar o sensor da câmera e tinha conseguido foi é deixar ele uma nojeira. Percebi isso ao tentar uma foto de M7 e, na hora de ajustar o contraste, identificar uma série de nebulosas escuras que não existem. 

Mas um amigo me indicou a Tecnofoto, uma assistência técnica da Canon, onde o Alberto limpou o sensor da câmera para mim. Não foi muito barato a limpeza (65 reais), mas acho que valeu muito a pena. E para me ajudar mais ainda, após duas semanas de nuvens, ontem finalmente o céu resolveu limpar um pouco. então, mesmo sendo domingo e eu tendo que acordar cedo no dia seguinte, decidi tentar umas fotos.

O Alvo foi M2, um interessante aglomerado globular em Aquário, que estava passando na minha janela no horário. Apesar de ter que movimentar o telescópio para fotografá-lo (eu tinha tirado outras fotos antes), o alinhamento ficou foi melhor do que estava antes e consegui frames razoáveis de 20 segundos. Para compensar o pouco tempo de exposição, joguei o ISO lá em cima, para 6400. E para compensar o ISO muito alto, tirei 42 frames a acho que poderia ter tirado até mais!


É uma foto simples, mas inédita para mim e isso é muito legal. além disso, cumpre a função de divertir este humilde astrofotógrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.