terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O primeiro telescópio: Primeiro Passo: Aceitar que qualidade tem um preço!

Depois de ter feito um post chamado "Coisas que você vai aprender quando quiser comprar um bom binóculo", me senti na obrigação de fazer algo semelhante sobre telescópios.

Mas antes de começar, queria dizer que, se você quer começar na astronomia e ainda não tem um instrumento de observação, esqueça este post e vá ver o sobre binóculos. Pois telescópios são instrumentos excelentes, mas para o aprendizado da astronomia binóculos são muito melhores.

A primeira coisa que se aprende sobre telescópios, quando se pesquisa um mínimo sobre o assunto, é que: Em todo shopping há alguma loja de eletrônicos ou de presentes com telescópios em suas vitrines, quase sempre refratores de 50 a 70mm e refletores de 76 ou 114mm e sempre de marcas que são consideradas pelos astrônomos amadores mais experientes como de qualidade duvidosa. Estes telescópios tem sempre uma plaquinha do lado que diz que eles aumentam 300, 400, ou até 675 vezes, e somos levados a pensar que o telescópio que aumenta 675 vezes é o melhor entre todos. Bem olhando um poucos sites sobre Astronomia já descobrimos que isso não existe. Nunca se compra um telescópio pelo aumento anunciado, e por que? Por que o aumento de um telescópio é totalmente definido pelas oculares ou barlows que você coloca nele. Comprando novas oculares e barlows você muda a potência de um telescópio.

O típico telescópio vendido em lojas de departamentos ou shopping

É claro que o telescópio anunciado como capaz de aumentar 675 vezes virá com um ocular e uma barlow que o farão ser capaz de conseguir um aumento de 675. Então estou falando besteira? Não, pois você conseguirá este aumento, mas o que verá na ocular quando olhar para Júpiter, por exemplo, será apenas um borrão que nem redondo direito será. Isso se você conseguir o milagre de manter o planeta no campo de visão com os tripés que acompanham estes telescópios. Em 675x, mesmo quando estiver usando para observações terrestre será impossível distinguir direito o que se está vendo, de tão ruim que a imagem será.

O que faz a diferença pra valer num telescópio chama-se "Abertura". Abertura é o tamanho da lente primária (no caso de um refrator) ou do espelho primário (no caso de um refletor). Pra ser bem claro, trata-se da grossura do telescópio. Quanto mais grosso for um telescópio, maior será a sua abertura. A abertura é importante, por que quanto maiores forem a lente ou o espelho primário, maior será a capacidade de absorção de luz de um telescópio. Abertura é tão importante que ela quase sempre faz parte do nome do telescópio.

Está página explica bem a diferença entre os vários modelos de telescópio:


À direita um telescópio refrator de 60mm de abertura e à esquerda um refrator de 150mm de abertura

Outra característica muito ruim que os telescópios de shopping tem é o fato de seus acessórios não serem padronizados. Oculares de bons telescópios por exemplo (as lentes pequenas onde você coloca o olho), costumam ser padronizadas em 1,25 ou 2 polegadas, pois assim encaixam em praticamente todos os modelos, mas oculares de telescópios vendidos em shoppings costumam ter um tamanho diferente do padrão.

Mas o pior mesmo é a qualidade desses equipamentos, as peças normalmente são feitas de plástico vagabundo. Eu já tive um telescópio de shopping. Sim, tenho que confessar, até para mostrar que realmente vi como eles são. Era um refrator de 50mm da Tasco, marca bastante presente nesses lugares. Eu lembro que quando olhava Júpiter por ele, às vezes era difícil o planeta parar de balançar antes de sair do meu campo de visão. Quando adquiri um refrator de 90mm da Orion, a primeira diferença que notei foi a solidez da montagem. A tremida nas imagens definitivamente deixou de ser um problema para mim.

Mas ainda existe coisa pior do que comprar esses telescópios de 60mm em shoppings, que é comprar um telescópio numa loja de brinquedos. Se você entrar num Hi-Happy da vida e perguntar para um vendedor se eles tem um telescópio, por que seu filho está pedindo um. Pode ficar tranquilo, você vai conseguir fazer ele desistir de Astronomia por um bom tempo. Algúem pode até dizer: - Não! Com um telescópio desses você vai despertar a curiosidade do menino". Mas eu posso dizer por experiência própria, eu ganhei um telescópio desses quando era menino, e a única coisa que dá pra ver com eles é algumas crateras na lua, e acabou! É apontar para a Lua e fim da carreira astronômica do seu filho, pode colocar o brinquedo de volta na caixa. De resto ele só vai ficar zanzando pra lá e pra cá com o "telescópio" vendo alguns pontinhos luminosos que não dizem nada. Um telescópio desses acabou é destruindo a minha curiosidade por muito tempo.

Telescópio astronômico de brinquedo. Tão bom para astronomia quanto um fogão de plástico é para culinária.

Como com binóculos, você tem que aceitar que existe um preço a se pagar por um telescópio no mínimo razoável. Vai ser difícil você achar um aparelho decente por menos de 600 reais. Um bom aparelho, um dobsoniano de 150mm saíra por cerca de 800 reais. Se você está pensando em tirar fotografias de galáxias e nebulosas com seu telescópio, não pense que vai conseguir resultados aceitáveis sem gastar muito, e pode acreditar. Esse muito pode ser bem mais do que você está imaginando.

Estou dizendo para você que se você não quer gastar, então desista? Claro que não. Não é preciso ter dinheiro algum para se praticar astronomia. Há inúmeros livros sobre o assunto que serão mil vezes mais úteis do que um telescópio de brinquedo, ou mesmo um refrator de 60mm feito de plástico. Se o seu filho quer começar astronomia e você não quer gastar 800 reais com um telescópio, ou mesmo 200 com um bom binóculo, que tal dar um bom livro de astronomia pra ele. Há alguns excelentes. Que tal levar ele para uma biblioteca e procurar junto com ele livros sobre o assunto.

14 comentários:

  1. Você saberia me dizer se o telescopio:
    "Telescópio 76mm SkyWatcher DOB 76 Heritage Dobsoniano" é bom?
    O que você acha da loja online:"paraquedas.net"?

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post mt bom msm! tenho um refletor de 76mm, é meu 1º telescopio e sinceramente me decepcionei.

    :vlw

    ResponderExcluir
  3. essa loja é confiavel para se comprar telescopios ?
    http://www.telescope.com/shopping/produ ... uctID=4763

    ResponderExcluir
  4. astronomo amador, a Telescope.com é a loja oficial da Orion, que fabricou o meu ED 102mm e é uma das maiores empresas de produtos astronômicos. Ela é totalmente confiável, mas acho que não entrega no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. eu tenho um refrator xingling do caralho so dinheiro gasto 65 + o frete me descepcionei
    as estrelas parecem umas luzes de natal, eu acho que as luzes são mais fortes.

    ResponderExcluir
  6. ola quero comprar um telescopio estou em duvida qual e o melhor Refletor SkyWatcher 130mm EQ2.Distância focal de 650mm.Razão Focal: F/5. ou Telescópio Powerseeker 127EQ CELESTRON Diâmentro do Espelho Primário: 127mm Distância Focal: 1000mm f/8 aparentemente para mim parece o tele . 127mm vcs podem me ajudar obrigado e se tem esses teles.

    ResponderExcluir
  7. Ola!
    Comprei um telescópio Greika D: 70mm e F: 900mm,o que vc tem a me dizes sobre ele, sabendo que sou absolutamente leigo nesse assunto, obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos sou iniciante na astronomia e gostaria da opinião antes de comprar meu telescopio
    Estou vendo vendo um celestron astromaster 130 eq que vem com apenas duas oculares
    E um orion starblast 6 que vem com 4 oculares 4 filtro 1 Barlow 3x 1 Barlow 2x ez finder ll
    Suporte para maquina fotográfica etc mais não e motorizado a montagen é ez ambos são
    Usados em ótimo estado o orion custa 1500 reais e o celestron 1100 reais qual deles e mais vantajoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Reinaldo. Você pretende usar pra que? Para observação, eu certamente iria preferir o Starblast. As seis polegadas fazem diferença. Mesmo em grandes aumentos a montagem dobsoniana funciona bem. Já observei Saturno em grandes aumentos com um refletor de 300mm dobsoniano e achei ótimo.

      Excluir
    2. Valeu muito obrigado pela dica comprei o starblast domingo vou buscar não vejo a hora de comecar a observar valeu mesmo !

      Excluir
  9. Olá, sou apaixonado por astronomia e utilizo algum tempo um binóculo. Agora queria uma indicação de um bom telescópio. Queria pode ver com clareza jupter , saturno e suas luas.
    Esta seria uma boa opção?
    http://www.astrobrasil.com/produto/telescopio-114mm-4-pol-skylife-cygnus-az2-super-plossl-cd-rom/16989

    ResponderExcluir
  10. Qual telescópio você sugere para iniciantes? Estou disposta a gastar até dois mil reais

    ResponderExcluir
  11. Por gentileza ,
    Poderia me ajudar com uma dúvida ?
    Queria comprar um telescópio Skywatcher heritage 90 . O que poderia me dizer sobre ?
    Muito obrigao

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.