sexta-feira, 15 de abril de 2011

Primeira foto de Saturno com o telescópio ED de 102mm.

Ontem eu terminei de processar a primeira foto de Saturno com o telescópio Orion Premium ED de 102mm. Adaptando a câmera Canon 550d ao telescópio, consegui a imagem abaixo. É uma imagem muito boa, processada no Registax 5.1 através das seis melhores fotos que consegui numa sequência de 30.



Ainda é possível conseguir imagens bem melhores, o problema é que a Canon 550d equivale a uma ocular de uns 20mm e a distância focal do telescópio é pequena (710mm). Assim, mesmo com a barlow de 2x, não estou conseguindo aumentos maiores do que 100x e com esse telescópio seria possível conseguir aumentos próximos a 230x. Uma barlow de 5x seria a solução, mas infelizmente elas são muito caras (seria preciso uma de duas polegadas) e não estou encontrando no Brasil para vender. Importar através de algum site custaria mais de mil reais.

Mas eu ainda acho que consigo fotos melhores com outras câmeras. Eu tenho duas pequenas câmeras que podem ser usadas juntos com uma ocular ortoscópica de 6mm acoplada a Barlow. Então nos próximos dias vou tentar novas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.