quarta-feira, 8 de junho de 2011

De volta em casa, é hora de reprocessar imagens

Eu estou longe da chácara, onde passei as duas últimas semans tirando fotos do céu. Aqui do meu apartamento, sem o céu da chácara, mas com um processador quadcore a disposição, o negócio é trabalhar com as imagens que captei nas minhas férias. Foram mais de 3 mil arquivos de fotos em mais de vinte gigabytes de dados. Eu até me perco no mar de imagens.

Ontem trabalhei mais um pouco com a foto de Eta Carinae que tirei através de 60 frames de 20 segundos. cheguei a conclusão de que realmente os 3200 de ISO que usei geram muito ruído na imagem. Para tentar amenizar isso, peguei os sessenta frames, diminuí o brilho e empilhei de novo no programa Deep Sky Stacker. Depois eu fico mexendo na imagem, mudo brilho, contraste, foco, saturação, entre outras coisas até que a imagem vá melhorando. Muitas vezes ela piora, adquire um aspecto de desenho e eu tenho que voltar atrás.

Assim, após horas de trabalho e processamento no computador, acho que consegui minha melhor imagem até agora desta nebulosa.

Eta Carinae/ NGC 3372 - Foto tirada com 60 frames de 20 segundos, empilhadas no programa Deep Sky Stacker e tratadas no PhotoShop.


Aqui, com um zoom eu destaco a nebulosa "Homúnculo"
O equipamento foi o meu equipamento padrão.

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.