sábado, 11 de junho de 2011

NGC 6231 -Minha foto de um dos lugares mais legais para se observar com binóculos ou pequenos telescópios

Desde quando tinha um telescópio refrator de 50mm, desses que se compra em shoppings, eu gostava de olhar para a região da constelação de Escorpião onde está a dupla de estrelas ζ1 Sco e ζ2 Sco. Trata-se de uma estrela dupla aparente (ou não-relacionada), já que a primeira está a quase 3 mil anos luz de nós, enquanto a segunda está a pouco mais de 150 anos luz de distância, bem mais próxima.

Olhar pare está duas estrelas com binóculos, mesmo em regiões com razoável poluição luminosa, é sempre uma experiência agradável. É uma área repleta de estrelas brilhantes e das mais diversas cores, com o aglomerado aberto NGC 6231 bem no centro. 

Encantado com essa região, resolvi tirar uma foto simples dela, tirada com sete frames de 30 segundos. Se você tiver um binóculo, não deixe de apontar para lá!



2 comentários:

  1. Olá, primeiramente parabéns pela suas fotos :D
    E pelo seu telescópio :D
    eu tenho uma duvida heheh :D
    eu tenho um telescópio de 305mm em uma NEQ6, e agora daki a alguns dias vou comprar uma camera para fazer fotos uma canon 1000D. ;D
    Voc~e acha que eu consigo fazer fotos que nem aas suas :D
    Obrigado e sou seu fã ;D

    ResponderExcluir
  2. Cara, com esse equipamento vc não vai conseguir fazer fotos como as minhas! Vai fazer fotos melhores do que as minhas ;)!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.