domingo, 19 de junho de 2011

Algumas fotos do Sol ontem (18/06/2010)

Ontem foi dia de fotografar o Sol, algo que só posso fazer final de semana, pois no meio de semana eu trabalho das noves às dezessete horas, o que me impossibilita de estar em casa quando o sol está visível da janela do meu apartamento, que é apontada para o Oeste.

O Sol, na verdade, só tem ficado numa posição em que é possível fotografá-lo depois das três e meia da tarde. Foi quando posicionei o Coronado PST sobre a montagem Celestron CG-5 e coloquei a câmera Neximage no pequeno telescópio.

Os resultados que consegui você pode ver na imagem abaixo.

Pequenas manchas solares, as únicas visíveis neste dia.
Atenção - Fotos tiradas com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.

Interessante erupção solar com um aspecto que lembra até um fantasma.

Aqui a erupção mais de perto.

Um comentário:

  1. Cara parabéns pelas fotos e pelo hobbie! Mas conta que acessórios você usa pra tirar as fotos do sol, bem como as configurações usadas na captura!
    Meu e-mail para contato é pedropinheiro1285@hotmail.com
    Ta add nos favoritos!
    Abraço

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.