Tirar fotos da janela do meu apartamento tem algumas vantagens. Não há umidade, é bem quentinho em relação a área rural, principalmente nessa época do ano, e as minhas coisas estão todas as mão, mas isso tudo não compensa a terrível poluição luminosa que enfrento aqui do Guará.
Até agora eu só tinha tirado fotos de objetos apontados para o Sul, mas ontem tentei fotografar alguns objetos que estavam apontados para o oeste. Infelizmente descobri que a poluição luminosa é muito mais terrível nessa direção do que para o Sul. O principal culpado é a verticalizada cidade satélite de Águas Claras, com seus cerca de 500 prédios entre 10 e 30 andares. A cidade, com enorme concentração populacional, brilha como um farol naquela direção. A enorme Taguatinga, que fica logo atrás, piora ainda mais a situação.
A prova disso é a foto abaixo, do Aglomerado Globular de M4. Trata-se de uma frame original, sem qualquer retoque ou processamento, tirada com a Canon T2i através do refrator ED.
É claro que eu não iria deixar a foto sim. Tirei cerca de 30, mais 15 dark frames, e botei tudo no Deep Sky Stacker. Depois foi fazer muitos ajustes neste programa, no Windons Live Galey e no Photoshop para chegar ao resultado abaixo:
Eu podia ter deixado o céu mais escuro, mas isso daria as estrelas um aspecto meio artificial. Eu não gosto de fotos exageradamente processadas.
Felizmente daqui uns dias vou para a Chapada dos Guimarães, onde se tudo der certo, vou conseguir fotos melhores.
Abraços a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.