segunda-feira, 4 de abril de 2011

Minha primeira foto do Sol com um Coronado PST

Eu não tenho lá muito orgulho em mostrar a foto abaixo. Não há nada nela que mereça algum destaque. Ela é muito mais um registro de minha falta de técnica.

Mas é a primeira foto que tirei com um pequeno telescópio solar chamado Coronado PST (Personal Solar Telescope), uma opção popular aos caríssimos telescópios solares. Este telescópio possui um filtro H-Alpha, capaz de produzir imagens bem mais legais do que simplesmente identificar as manchas solares.

Nessa primeira foto, tirada num dia nublado e com muito vento, eu consegui meus primeiros registros de flares solares, que aparecem na borda do Sol.

Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.

Um comentário:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.