quinta-feira, 28 de julho de 2011

Constelação de Orion por Rogelio Bernal Andreo - Uma das imagens mais magníficas tiradas por um amador

Não é comum eu publicar aqui no Blog imagens de outros astrofotógrafos (eu gostaria de fazer mais isso!) Mas a imagem abaixo eu me vi obrigado a compartilhar com vocês. Ela é uma das mais incríveis que já vi tiradas por um amador. Mas que nebulosa estranha é essa? Você consegue reconhecer?

Na verdade não se trata de uma nebulosa, mas sim toda a constelação de Orion. Se você clicar na foto vai ver em alta resolução e então poderá reconhecer a nebulosa cabeça de cavalo no centro, perto das Três Marias.


O autor dessa maravilha que merece estar numa moldura na sala do presidente da Nasa é Rogelio Bernal Andreo, Certamente um dos melhores astrofotógrafos do mundo. A foto na verdade é um mosaico, já que Rogelio nunca conseguiria este campo de visão com o telescópio. Para fazer a foto ele usou um telescópio Takahashi (acho que é a melhor marca de refratores apocromáticos do mundo) de 106mm, mais um telescópio da Vixen modelo VC200L,  uma câmera STL11k da Santa Barbara Instrumento Group (uma das mais conceituadas fabricantes de câmera CCD) e uma Canon 40d (bem mais top do que a minha T2i). Além disso, como o próprio Rogelio diz no Cloudy Nights, foram necessários também muita paciência e café. Esse incrível astrofotógrafo é figurinha carimbada no APOD (Astronomy Picture Of the Day, do site da NASA), merecidamente, diga-se de passagem. Um dia nós chegamos lá!

2 comentários:

  1. Caralho mano Olha essa foto :o

    ResponderExcluir
  2. Se ele já fez isso com um telescopio de 106mm, imagina oque ele não faria com um de 200mm!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.