quinta-feira, 7 de julho de 2011

M83 e NGC 235 - Duas belas Galáxias fotografadas da chápada dos Veadeiros

Ontem eu terminei de processar mais duas imagens que consegui tirar na Chápada dos Veadeiros, durante o 17. Enoc do CASB. São duas fotos razoavelmente simples de dois objetos que já fotografei. O tempo de exposição aumentou, devido a autoguiagem, mas tenho certeza de que com mais frames teria conseguido resultados bem mais interessantes. Outra coisa que poderia ter feito uma grande diferença, seria o uso da Barlow 2x, mas isto também tornaria a foto bem mais difícil. Essas coisas ficam para as próximas vezes.

M83 em 4 frames de 4 minutos

NGC 235, ou Galáxia de Escultor - Foto conseguida com 6 frames de 2 minutos

Ambas as fotos foram empilhadas no Deep Sky Stacker, com arquivos em RAW e pós processadas no IRIS, com retoques no Photoshop CS4, Corel Painter Essensials e Windows Live Galery.

Particulamente eu ando feliz com o aspecto que minhas fotos estão adquirindo, principalmente depois de começar a usar o IRIS pra valer.

Um comentário:

  1. Lindas Fotos! Saiba que em 2009, vendo o blog do senhor, foi que me inspirou a seguir o Hobby! Esta de Parabens! E só tenho uma coisa a dizer: OBRIGADO!!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.