segunda-feira, 4 de julho de 2011

No 17. ENOC eu consigo meu melhor Saturno com o Orion Premium ED de 102mm!


Finalmente consegui uma imagem de Saturno a altura do meu equipamento: Um refrator ED de 102mm. O grande diferencial acabou sendo o "seeing" da Chapada dos Veadeiros. Enquanto do meu apartamento a imagem fica saindo e voltando ao foco, como se o telescópio estivesse respirando enquanto tenta captar o planeta, na Chapada dos Veadeiros, ela se manteve totalmente estável.

Filmei o planeta com uma câmera Celestron Neximage por quase quarenta segundos, aproveitei os 10% melhores frames (267 no total). Eram aproximadamente sete da noite de 02/07/2011, quando fiz as imagens. Depois empilhei no Registax 5.1 e tratei em alguns programas básicos.  A montagem era a minha Celestron CG5.

Isso mostra que não são apenas objetos de céu profundo que ficam prejudicados em áreas urbanas.

Um comentário:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.