domingo, 24 de julho de 2011

Aquecimento antes do Encontro Brasileiro de Astrofotografia - EBA

Ontem fui na casa de um amigo do Clube de Astronomia. A intenção era tentar tirar algumas fotos para me preparar para o Encontro Brasileiro de Astrofotografia, na próxima semana. 

Minha maior preocupação era com a autoguiagem. eu tinha feito alguns testes no dia anterior, da janela do meu apartamento, e a autoguiagem não estava funcionando de jeito nenhum. Tentava de tudo, mas o programa PHD Guiding sempre deixava a estrela sair do centro. Dei uma lida na internet e descobri que seeing ruim poderia prejudicar demais a autoguiagem e como do meu bairro o seeing é o pior que já vi, acreditei que talvez na casa do meu amigo, com bem menos poluição luminosa e mais isolada, as coisas funcionariam melhor. eu também puxei a versão mais atual do PHD e procurei na internet algumas configurações recomendadas. Assim fui para o Lago Norte com esperança de que seria um pouco mais bem sucedido do que da janela do meu apartamento.

As fotos que tirei foram preguiçosas, em todos os sentidos. São de objetos que já fotografei antes, processadas do meu jeito padrão (DSS - IRIS:Dinamic Stretching - PhoShop). Mesmo assim deixo elas aqui para vocês verem. Lembrando que na casa do meu amigo o céu era melhor do que do meu apartamento, mas ainda nem chega perto do céu da Chapada dos Veadeiros, onde será o EBA.

Sem nenhuma estrela brilhante perto de Alfa Centauro, não usei autoguiagem.
Em NGC 6231, as estrelas mais brilhantes ficaram abaixo do campo de visão do meu telescópio guia, que deficientemente só vira para os lados.

Em M4 eu usei Antares para orientar a montagem

Em M27 a autoguiagem funcionou perfeitamente com uma estrela que eu mal conseguia ver a olho nu.

Na verdade, autoguiagem não teria feito nenhuma diferença nas fotos anteriores. Já que a poluição luminosa e a ausência de filtros contra isto, tornam desnecessárias fotos com menos de 30 segundos de exposição se o ISO for mais auto, como acontece nas duas primeiras. Mas como disse, foram apenas testes e na Chápada, sem poluição luminosa, autoguiagem poderá fazer muita diferença.

Na próxima semana irei focar em pesquisar objetos celestes interessantes que eu ainda não fotografei, para trazer fotos realmente novas do EBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.