sexta-feira, 15 de julho de 2011

Meus acessórios mais importantes para Astrofotografia

Faz algum tempo, fiz um post mostrando meu equipamento principal de astronomia. Câmera, Telescópio e Montagem equatorial formam o núcleo do meu equipamento de astronomia. Mas resolvi falar de outros acessórios que ajudam muito, ou mesmo são obrigatórios para Astrofotografia. Isso baseado na minha experiência, pois já convivo com todos.


Adaptador para Conectar câmera ao telescópio.

É obrigatório para se colocar a câmera DSLR ao telescópio. Essa adaptador é um pequeno tubo metálico de 2 polegadas feito para que a câmera possa encaixar no telescópio como se fosse uma ocular. Você pode colocar filtros nele. Em muitos telescópios, principalmente refratores, ainda é necessário um anel para adaptar o adaptador a seu modelo de câmera. consulte sempre sobre compatibilidade com seu modelo de telescópio e câmera antes de comprar esses acessórios.



Buscadora 7x50 - Com prisma eretor de 90 graus.

Com a Câmera colocada no telescópio uma boa buscadora passa a ser a sua única janela para objetos de céu profundo. A melhor buscadora possível para mim é a de 50mm com prisma de noventa graus. Com a abertura de 50mm em consigo ver objetos invisíveis a olho nú, mesmo alguns muito pálidos como a Nebulosa do Anel (M57), M83 e a Galáxia de SombreiroM104. A buscadora me permite manter a câmera no telescópio enquanto enquadro estes objetos. E com o prisma de 90 graus não tenho que fazer contorcionísmos para conseguir olhar por ela quando o telescópio está apontado para próximo ao Zenite. Melhor do que uma buscadora dessas, só se você colocar um outro tescópio na montagem para fazer esta função.

Um uso uma buscadora como a da foto acima, comprada há cinco meses. É o tipo de acessório que quando você usa se pergunta onde ele esteve toda a sua vida.




Barlow 2x Televue Big Barlow

Uma Barlow é um acessório muito interessante quando se tem um telescópio de distância focal de apenas 710mm, como o meu, pois permite fotografar com mais resolução objetos menores como nebulosas planetárias e galáxias mais distantes.

Quit de autoguiagem

Cabo GPUSB
Se você quer tirar fotos com longa exposição, dificilmente você vai conseguir exposições acima de 1 minuto sem um equipamento de autoguiagem. Normalmente ele é composto de um pequeno telescópio, que fica sobre aquele que ira realmente fotografar o objeto celestes, mais uma Webcan e um cabo para ligar o tripé a um computador. Câmeras próprias para autoguiagem costumam já vir com o cabo, já ao se usar uma Webcan, como a Neximage ou a SPC900n, você vai precisar de um cabo especial. Eu uso um chamado GPUSB, da Shoestring.

Lembrando também que para usar a Autoguiagem o seu telescópio precisa ter uma porta compatível para isso.

Computador portátil

Um computador portátil é algo quase que obrigatório para um astrofotografo. Você vai precisar dele para controlar a autoguiagem, para controlar a câmera principal e também para captar imagens da WebCan. O meu possui 3 entradas USB e as três ficam ocupadas durante o processo fotográfico. Você pode dispensar ele para fotos de exposições curtas de objetos de céu profundo se tiver um cabo disparador ou um intervalômetro, caso contrário esse acessório será indispensável.

Ah é claro! O netbook tambémserá ótimo para lhe orientar, já que você pode abrir o Stellarium e outros programas nele. Se tiver um cabo GPUSB ou parecido, pode até controlar o telescópio por ele.

O modelo que uso é o excelente netbook 1201T da Asus, totalmente recomendado pela potência, leveza e tela de 12 polegadas.

Mesa

Sim, você vai sentir falta de uma mesa quando for praticar Astrofotografia, principalmente se estiver levando um computador portátil com você. Mas mesmo que não use um computador, sempre estará carregando uma série de acessórios e com certeza uma mesa de pelo menos uns 70x70cm vai fazer muita diferença.

Lanterna com Luz vermelha

Não vá para uma noite de prática de astrofotografia ou astronomia sem uma lanterna vermelha. Esse acessório é fundamental. Caso você tenha uma lanterna, mas ela não tenha luz vermelha, coloque umas duas ou três camadas de papel celofane sobre a luz. Isso vai deixar a iluminação bem suave e a cor vermelha prejudicara menos a sua percepção do objetos escuros.

2 comentários:

  1. gostaria de saber onde voçê comprou sua buscadorsa!
    link_styffler@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, quando puder faça algo sobre os filtros... para o que cada um server e tal.. também queria saber o processo inicio a fim de uma fotografia de uma nebulosa.. passando por fotos, filtros usados e pós produção. Obrigado e valew pelas infos do seu blog!!!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.