domingo, 3 de julho de 2011

Chegando do 17. ENOC

Acabei de chegar do 17. Encontro Nacional de Observação do Clube de Astronomia de Brasília. foi uma experiência fantástica, onde eu pude passar dois dias com excelente companhia e excelentes céus, pois estava na Chápada dos Veadeiros com o pessoal do CASB..

Eu estou super cansado agora, mas durante as próximas semanas vou publicando as fotos mais interessantes que consegui tirar lá. Acho que consegui cerca de 10 fotografias interessantes.

A que vou mostrar aqui é a mais simples de todas elas. Trata-se de uma foto que já tirei muitas vezes, mas ela tem uma diferença: foi usada autoguiagem e por isso eu consegui três minutos de exposição, que num céu muito escuro proporciona imagens maravilhosa.

Clique na imagem para ver maior

Trata-se do empilhamento de 6 frames, que totalizam 18 minutos de exposição. Pouquíssimo tratamento foi usado. As fotos foram tiradas em JPG mesmo, mas todas as outras que tirei no Enoc tiveram fotografias tiradas em RAW também. Essa semana eu vou tentar trabalhar melhor com esse tipo de arquivo.

Um comentário:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.