terça-feira, 26 de julho de 2011

Reprocessando M27 para deixar com as cores certas

Eu não estava feliz com o resultado que consegui na foto de M27 que publiquei no post anterior. A nebulosa ficou quase toda azulada. É um efeito bonito, mas quem conhece M27 sabe que esta não é a cor da nebulosa de Halter, que é esverdeada com detalhes em vermelho.


Tentei empilhar os frames diversas vezes no DSS para ver se conseguia um resultado que deixasse a nebulosa em sua cor verdadeira. Depois de tentar várias configurações, sem sucesso, decidi trocar os arquivos em RAW por arquivos JPG e advinhem, as cores finalmente apareceram, mesmo com as mesmíssimas configurações que ao DSS estava quando integrei as imagens em RAW. Por que isso acontece? Confesso que não sei. No fim, gostei muito mais do empilhamento das imagens em JPG do que delas em RAW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.