quarta-feira, 13 de abril de 2011

Primeira foto da Lua com um telescópio Apocromático

Acabei de tirar minhas primeiras fotos usando o Orion Premium ED 102mm, o telescópio que me faz gastar todas as minhas milhas para ir a Nova York realizar o sonho de ter um telescópio apocromático.

Clique na imagem para ver em tamanho grande

Usando um Camerâ Canon EOS T2I anexada diretamente ao telescópio, sem o uso de oculares, tirei essa primeira foto com este telescópio. O resultado me deixou realmente feliz.

O Telescópio tem distância focal de 710mm. Eu não sei exatamente a qual ocular equivale o sensor da Canon T2I, mas em comparação aos 18mm da grande angular da lente 18-55mm que vem originalmente com a Canon, imagino que ao colocar a Canon acoplada ao telescópio este tenha se tornando simplesmente uma lente de 710mm, o que gerou um zoom de 40 vezes.

Para acoplar a câmera ao telescópio eu tive que usar dois acessórios que adquiri na Adorama, em Nova York. Um adaptador para ligar câmeras ao telescópio (http://www.adorama.com/TVCA.html) e um anel para ligar a minha câmera em especial a este adaptador (http://www.adorama.com/LNTMEOS.html).

A facilidade de uso em comparação com apontar a objetiva da câmera para as oculares foi impressionante.

Um comentário:

  1. Fantástica foto!

    Sou totalmente leigo em astrologia, mas gostaria de começar a conhecer um pouco, principalmente em Astrofotografia.

    Você me recomendaria um refrator para acoplar o telescópio diretamente na câmera ou um refletor teria o mesmo resultado? Ter uma boa nitidez da Lua (como esta foto) e outros planetas já seria satisfatório.

    A propósito, a sua Canon T2i possui um sensor APS-C, com fator de corte de 1.6.

    Esse valor deve ser multiplicado pela distância focal da lente para saber o equivalente a uma câmera 35mm tradicional. Ou seja, uma "lente" (telescópio) com 710mm equivale a 1136mm. Nas chamadas câmeras full-frame, a distância focal será exatamente a mesma descrita na lente.

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.