domingo, 4 de março de 2012

Fotos tiradas com o C11 de amigo

Orion, com o C11 sobre a CG-5GT. Não imaginei que montagem aguentaria tão bem um telescópio tão grande, mesmo para fotos de céu profundo

Ontem fui na casa de um amigo que possui um C11, um Cassegrain da Celestron com 11 polegadas de abertura. É realmente um telescópio fantástico, capaz de produzir imagens belíssimas. Então aproveitei para tentar algumas imagens com ele.

Não é tão fácil como parece. A gente até fica sonhando com imagens fabulosas, mas trabalhar com um equipamento que você não conhece é sempre mais complicado. Mesmo assim, arrisquei umas imagens com o C11. Nós não tinhamos uma montagem compatível com o telescópio. O meu amigo também tem uma CG-5, como a minha. É uma montagem considerada pequena para um telescópio tão grande. Mesmo assim, para ver o que dava pra fazer, arriscamos até imagens de céu profundo, como a de Orion, que você vê acima. Foram 30 frames de 15 segundos e mais 30 de 30 segundos, todos em ISO 1600, com a Canon T2i modificada.

Também tentamos algumas fotos planetárias, principalmente por que Marte estava em oposição. Esse teoricamente é o forte deste telescópio, mas não é o meu forte e nem o da Canon T2i, usada, mesmo assim, conseguimos algumas fotos roáveis, embora bem abaixo do que se pode conseguir com um telescópio destes.

Marte, com o EOS Movie Recorder

Saturno

Um comentário:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.