Em Astronomia, como em qualquer área de conhecimento, você começa com livros que normalmente tem "Astronomia" no título. Mas depois de ler vários livros de conteúdo geral, você pode achar que o assunto está ficando meio repetitivo. Acho que já até vi acontecer isso com alguns astrônomos amadores.
Esta é a hora em que você deve se aprofundar mais em temas específicos, e procurar não livros que tenham "Astronomia" no título, mas livros como "Nossa Estrela: O Sol", de Adriana V.R. Silva. Este pequeno exemplar, com cerca de 160 páginas, é uma excelente opção para quem quer conhecer nossa estrela mais a fundo. Trata-se de um livro de física voltado para nível médio, o que é excelente para alguém com nível superior, mas em Humanas, como é o meu caso. Nele estou compreendendo melhor muitas das coisas que fotografo no Sol, mas muitas vezes não entendo o funcionamento.
O livro explica, por exemplo, que um telescópio com filtro H-Alpha, como o Coronado, consegue o milagre de "apagar" a fotosfera solar e nos permitir ver a cromosfera, por que o telescópio H-Alpha capta apenas uma onda produzida pelo hidrogênio quando ele está a mais de 10 mil graus de temperatura. Como na fotosfera a temperatura não passa de 5 mil graus celsius, este telescópio permite que somente a luz da cromosfera chegue até nós.
O livro "Nossa Estrela: O Sol" pertence a coleção "Temas Atuais em Física", que apresenta outros títulos que podem interessar a astrônomos amadores, todos eles, em diferentes níveis, me interessam. Veja a lista:
- A Luz - Ricardo Barthem
- Do Transistor à nanotecnologia - Eduardo de Campos Valadares, Alaor Chaves e Esdras Garcia Alves
- Microondas - Regina Pinto de Carvalho
- Radiação ultravioleta: características e carcinogênes - Emico Okuno e Maria Apparecida Constantino Vilela
- Supercondutividade - Fernanda Ostermann e Paulo Pureur Neto
- Ondas e Bits - Mauro M. Doria e Francioli Marinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.