domingo, 11 de março de 2012

O Sol no fim de semana

Imagem da mancha 1429 feita com a Canon T2i através do EOS movie Recorder

Muitos devem saber das expetaculares manchas solares que apareceram no Sol essa semana, que estão entre as maiores dos últimos tempo. Com destaque para a belíssima 1429. Eu andava fotografando pouco o Sol, provavelmente fruto da decepção da DMK que nunca chega. Mas com o Sol tão bonito como estava essa semana, decidi, mesmo com minhas cameras atuais que não são as melhores para este trabalho, tirar algumas fotos do astro rei do nosso sistema solar.

Eu comecei na sexta-feira, durante a manhã. Haviam algumas nuvens no céu e eu não teria muito tempo para fotografar pois precisaca ir trabalhar. Usei apenas a Canon T2i neste dia. Tenho notado que os resultados com esta câmera andam até superiores, em nível de detalhes, aos da Neximage, mas não me agrada usar a Canon para esse tipo de foto. Ela é muitp pesada e eu não ando confiando muito na peça que substituiu o focalizador do meu ED. Neste dia eu tive muitos problemas no empilhamento com o Registax, muito provavelmente devido as nuvens que cruzavam na frente do telescópio.

Já no sábado, resolvi usar a Neximage. Ela pode não ser tão eficiente quanto a Canon na captação de detalhes, mas pesa umas cem gramas e com o Amcap, torna-se muito fácil de usar. além disso, consegue gravar em 60 frames por segundo, o defeito é que gera vídeos bem grandes. O céu estava até mais nublado do que no dia anterior, mas parece que a Neximage não se importa tando com as nuvens como a Canon T2i, na hora de empilhar as imagens no Registax.

Mosáico com a mancha 1429 feito com a Neximage

Normalmente, para fotografia da borda solar, eu ainda prefiro a Neximage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.