sábado, 3 de março de 2012

Imagens da Lua conseguidas com o EOS Movie Recorder

Cratera Clavius, imagem captada ontem a noite da varanda do apartamento.

Eu estou gostando muito deste programa chamado "EOS Movie Recorder". Ele permite a você gravar vídeos com a Canon T2i e outras similares para serem processados no Registax, sem compressão. Dando assim, capacidade a uma DSLR da Canon de produzir não apenas boas imagens de céu profundo, mas também imagens planetárias e solares. 

Algumas pessoas chegam a dizer que é possível se conseguir imagens compatíveis com as DMKs da Imaging Source. Bem, eu não sei se chega a esse ponto, mas gostei muito das imagens que fiz da Lua ontem, em especial a da Cratera Clavius, que você vê acima. Eu gosto deste estilo de foto por que nem parece uma foto tirada por um telescópio, chega mesmo a dar a impressão que foi tirada por uma nave sobrevoando o solo lunar.

O truque para se tirar uma foto assim e procurar um bom alvo mais próximo da borda da Lua do que do centro, as crateras ficarão com um aspecto ovalado, o que dará impressão de 3d. Estar perto do terminator para que as sombras realçem as formas das crateras também ajuda. Mas o mais importante é girar a imagem no pós processamento para que ficam com o aspecto de que se está olhando de cima.

Abaixo vemos mais três imagens. Duas outras fotos tiradas ontem a noite e uma comparação com uma imagem feita ano passado, com o mesmo telescópio (o Orion Premium Ed de 102mm) e câmeras, mas técnicas diferentes.

Cratera Copernico

Cratera Platão e arredores
Comparação entre duas imagens da Cratera Copernico. a de cima foi feita ano passado, em frame único, com a Canon T2i e a Barlow da Televue, a inferior foi feita ontem, com os 250 melhores frames de um vídeo de 500 feito no EOS Movie Recorder e duas Barlows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.