segunda-feira, 8 de agosto de 2011

4º EBA - Segundo dia - Última foto - Nebulosa Cabeça de Cavalo


Finalmente chegamos ao final do segundo dos quatro dias de EBA. E eu mostro a vocês a foto que defino como sendo "A mais atrapalhada do Evento". Eu sofri muito para fotografar a Nebulosa Cabeça de Cavalo, principalmente por que ela estava aparecendo muito tarde. Então, ou estava muito baixa para uma boa imagem, ou já estava sendo contaminada pela luz do Sol, quando encontrava-se numa altitude razoável.

Mesmo assim, eu impliquei que conseguiria uma boa imagem dessa nebulosa. Devido ao pouco tempo para fotografá-la, no primeiro dia arrisquei fotos de 3 minutos em ISO 3200, mas comecei tarde demais e depois do quinto frame a imagem começou a perder muito contraste devido a luz solar. No segundo dia tentei frames de 5 minutos, em ISO 1600. Para isso, comecei mais cedo, mas depois de cinco fotos, resolvi fazer uma verificação com a máscara de Hartmann e descobri, para minha tristeza, que a câmera estava fora do foco.

Tentei mais algumas fotos, mas aí, no desespero, só fiz bobagens. Esqueci de colocar em RAW, de colocar no tamamanho certo e quando vi, o céu já estava clareando novamente, comigo tirando apenas dois frames bons.

Mesmo assim, chegando aqui, resolvi juntar todos os frames, dos dois dias, 4 frames de 3minutos em ISO 3200 e 10 frames de 5 minutos em ISO 1600(algumas já contaminadas pela luz solar). O resultado desse balaio de gato foi a foto aciam. Fiquei surpreso que o Deep Sky Staker tenha conseguido identificar fotos com enquadramentos completamentes diferentes.

Eu espero fotografar essa nebulosa mais para o final do ano, com muito mais tempo de exposição e esmero e quem sabe obter uma foto bem melhor deste objeto.

Um zoom na cabeça do cavalo propriamente dita.

Lembrando que a foto foi tirada com a Canon T2i não-modificada acoplada ao telescópio refrator Orion Premium Ed 102mm sobre a montagem Celestron CG-5GT. Para a autoguiagem foi utilizado o telescópio Celestron Travelscope 70mm, uma câmera Celestron Neximage não modificada ligada ao telescópio via PC através de um capo GPUSB da Shoestring.

2 comentários:

  1. Nossa cara perfeita :o

    De todas as suas fotos, esta foi a melhor.
    Meus parabéns você esta ficando cada vez melhor :D
    Sou seu fã xD

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marcelo! Fiquei muito feliz com o seu comentário!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.