sábado, 27 de agosto de 2011

Coronado Calcium-K

Os dois Coronados montados sobre a CG5

Esse fim de semana está sendo bem interessante para mim, pois um amigo do CASB me emprestou um Coronado Calcium-K PST, ou Coronado Cak, como é chamado. Eu já tenho um Coronado PST, mas antes deste amigo me apresentar o Coronado Cak, eu não sabia da existência dele. Trata-se de um aparelho que filtra a imagem num cumprimento de onda diferente, capaz, segundo o fabricante, de mostrar camadas mais internas do Sol.

Na verdade o amigo do CASB me chamou para ver o Coronado Cak por que ele não estava conseguindo ver nada com o aparelho. Ele pediu para que eu desse a minha opinião e ao usar o telescópio também não consegui ver nada pela ocular. Cheguei a achar que ele tinha dado o azar de comprar um equipamento estragado, mas ao pesquisar na internet descobri que o Coronado Cak tem algumas peculiaridades e é um instrumento mais complicado de usar do que o Coronado PST básico. 

Enquanto posso usar o Coronado PST até debaixo do Sol do meio dia e ver sem dificuldades ou necessidade de adaptação a imagem do Sol, no Coronado Cak é preciso todo um preparo para conseguir ver a sua imagem, pois a luz que ele permite passar é a violeta e nossos olhos são muito poucos sensíveis a ela. Por isso, antes de colocar o olho na ocular, você deve passar vários minutos debaixo de um cobertor escuro até que seus olhos se adaptem a escuridão e na hora de observar com o Coronado Cak você deve manter a ocular e a cabeça debaixo do cobertor, deixando somente a objetiva do telescópio de fora. Assim, sem deixar entrar luz debaixo do cobertor, você conseguirá ver a imagem do Sol.

Esse fim de semana vou dar uma boa olhada nesse telescópio e tirar umas fotos com ele. Daqui a um ou dois dias começo a postar as fotos e dizer minha opinião. 

Um grande abaraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.