sábado, 27 de agosto de 2011

M20 - Nebulosa Trífida - Mais uma foto tirada durante a visita a pousada Citates


Deixo aqui mais uma foto que tirei na pousada Citates. É a minha melhor foto de Nebulosa Trífida até hoje. Mas podia ter ficado muito melhor se eu tivesse fotografado do chão, ao invés de ficar no terraço da pousada. Até parece que a foto está um pouco fora de foco, mas não estava, eu fui cuidadoso com isso. O problema mesmo foi a trepidação. Eu devo ter tirado uns 15 frames de 3 minutos de exposição, o que com certeza forneceria um excelente resultado final, mas infelizmente só pude aproveitar 5 frames.

Na verdade a situação foi ainda pior que isso. Para minha decepção, quando fui verificar as fotos no desktop, descobri que somente um único frame havia ficado perfeito, sem trepidação alguma. Mas empilhar somente um frame não dá né? Então acabei pegando os quatro menos piores e mandei empilhar no Deep Sky Stacker junto com este frame perfeito. Eu estava até temendo que o programa não conseguisse integrar os frames, mas ele conseguiu. O preço que paguei foi que as estrelas cresceram, e por isso até dá a impressão que a foto estava fora de foco.

Lembrando que nesta foto eu usei autoguiagem, sem o qual seria impossível conseguir 3 minutos de exposição, ainda mais que o alinhamento não estava como no EBA. Acho que se eu tivesse optado por 90 segundos de exposição em ISO 3200, como na foto de M6, teria conseguido mais frames aproveitáveis.

Abaixo, deixei o detalhe de dois dos frames usados para conseguir esta imagem de Trífida. Eles mostram bem como a trepidação afetou no resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.