quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aglomerado da Borboleta - M6 - Foto de céu profundo tirada na pousada Citates


Quando estive na pousada Citates, no último fim de semana, consegui tirar três fotos de céu profundo antes que a Lua aparecesse. Como disse no post anterior, enfrentei problemas devido a trepidação do terraço onde estava. Além disso, o céu, apesar de muito bom, não era comparável ao da pousada dos Anões e o telescópio não estava tão bem alinhado como no EBA.

Defino as fotos que tirei na pousada Citates como razoáveis. Delas é claro que a melhor acabou sendo a de um aglomerado aberto, objeto bem mais simples de fotografar do que nebulosas ou galáxias. É uma foto simples, mas bonita, com as cores das estrelas razoavelmente bem destacadas, principalmente a maior, que se destaca pela cor amarela.

O aglomerado aberto em questão foi M6, ou aglomerado da borboleta. Consegui heroicamente (ou porcamente!) aproveitar 5 frames de 90 segundos que geraram a foto que você vê acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.