domingo, 14 de agosto de 2011

4º EBA - Último Dia - Última Foto - M16 - Nebulosa da Águia

E com essa foto eu terminei o Quarto EBA

clique na Imagem para ver em tamanho grande
A foto acima é em minha opinião a foto que mais gostei até hoje. Alinhamento e foco estão perfeitos. Foram uma hora e doze minutos de exposição em 24 frames. Eu já tinha aprendido muitas lições no EBA e pude aplicar nessa foto. É disparada a minha melhor foto da Nebulosa da Águia até hoje.

Eu sempre quis fazer astrofotografia, em sempre sonhei com astronomia. Sempre sonhei com um telescópio, desde que me conheço por gente. Com dez anos eu já pedia para meus pais para me dar um telescópio. Olhar para está foto, da nebulosa de Águia, me emociona. Á claro que existem inúmeras fotos melhores do que está, até com equipamento semelhante. Mas essa foi minha. 99 por cento das pessoas neste país nem sabe que este nebulosa existe, e poucos que sabem puderam ter a alegria de fotografá-la.

Lá estão eles, os pilares da criação, muito nítidos, e com as estrelas pequinininhas, em volta. Lá está, a direita, aquele balãozinho escuro, parecendo estar flutuando, perdido no Universo.

Eu fiquei até duas da manhã fotografando a Nebulosa de Águia. quando acabei fiz questão de me despedir de todos os participantes do evento que ainda estavam por lá, um de cada vez. Depois arrumei minhas coisas e fui para casa. No dia seguinte, no calor e conforto de minha cama, em Brasília, senti uma enorme inveja daqueles que eu sabia, ainda estavam na pousada, no meio do escuro, curtindo esse universo maravilhoso a qual pertencemos.

Lembrando que a foto foi tirada com a Canon T2i não-modificada acoplada ao telescópio refrator Orion Premium Ed 102mm sobre a montagem Celestron CG-5GT. Para a autoguiagem foi utilizado o telescópio Celestron Travelscope 70mm, uma câmera Celestron Neximage não modificada ligada ao telescópio via PC através de um capo GPUSB da Shoestring.

Um muito abrigado a todos que acompanham este blog! 

2 comentários:

  1. É, os grandes pilares da criação. Deve ser realmente um emoção fotografar. Além da foto ser linda, você aida fotografou o nascimento de estrelas, isso que é emoção *-*
    Parabéns Rodrigo, essa EBA fez muito bem a vc, pq muitos astrofotografos com anos de experiências nao conseguiram chegar a este seu nivel !
    um grande abç

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.