quarta-feira, 10 de agosto de 2011

4º EBA - Terceiro Dia - Terceira Foto - NGC 6334 - Nebulosa Pata do Gato


Terceiro dia do Quarto Encontro Brasileiro de Astrofotografia. Depois de ter voltado da janta e visto os bons resultados com a galáxia NGC 4945, resolvi procurar por algo mais desafiador. Dei uma passada em alguns objetos, examinando a minha lista de objetos que planejava fotografar no EBA e lembrei da Nebulosa Pata do Gato. Percebo que seria um alvo interessante, já que estava muito perto da cauda do escorpião, o que me ajudaria a encontrar uma boa estrela para o meu improvisado sistema de autoguiagem, através de uma Neximage não modificada.

Já vi algumas pessoas comentarem que Pata do Gato não é um alvo muito bom para DSLRs não-modificadas, como a minha, mas os primeiros frames, com cinco minutos de exposição em ISO 1600, me deixam bastante satisfeitos. A autoguiagem também estava funcionando perfeitamente. Resolvi que era hora de tentar essa nebulosa.

Fiquei quase três horas acompanhando atentamente meu equipamento, passando o secador de cabelo praticamente a cada três fotos para não deixar a luneta de alto guiagem embaçar. Com esse esforço, consegui 21 bons frames, fazendo da minha foto de Pata do Gato o meu recorde em tempo de exposição: Uma hora e quarenta e cinco minutos. O resultado vocês podem conferir acima. Uma foto bem elegante, apesar de ainda acho que algumas coisas podem ser melhoradas.


Lembrando que a foto foi tirada com a Canon T2i não-modificada acoplada ao telescópio refrator Orion Premium Ed 102mm sobre a montagem Celestron CG-5GT. Para a autoguiagem foi utilizado o telescópio Celestron Travelscope 70mm, uma câmera Celestron Neximage não modificada ligada ao telescópio via PC através de um capo GPUSB da Shoestring.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.