segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Primeira foto usando o Coronado Calcium-K PST

Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.


Vou falar sobre o Coronado Calcium-K PST que um amigo do CASB me emprestou esse fim de semana. O uso deste telescópio, embora por pouco tempo, foi bem interessante. Aprendi muito sobre ele e arrisquei algumas fotos também.

Para observação pela ocular, minha experiência com o Coronado Cak foi fail. Com os olhos adaptados aos escuro e com a cabeça sobre o cobertor eu consegui ver o Sol até brilhante no telescópio, mas tenho que admitir que não consegui ver nenhum detalhe. O maior problema é que eu não demorava a me sentir sufocado debaixo do cobertor. Talvez eu tenha um problema de caustrofobia, mas também pode ter sido um pouco de impaciência da minha parte, já que o Sol não dura muito tempo visível da janela do meu apartamento e é difícil controlar tudo debaixo do escuro e do calor insuportável do cobertor.

Já em termos de fotografia eu gostei muito dos resultados do CAK. A imagem do Coronado Calcium-K é comumente violeta, mas na minha Neximage ela ficou azul, embora com boa captação de detalhes. Só achei uma pena que nem a Barlow 2x da Orion e nem o redutor focal para a Neximage da Celestron foram utilizáveis neste telescópio. A Barlow não encontrou luz suficiente para uma boa foto e o redutor focal não encontrou foco. No fim vi que com o Calcium-K as sessões são mais curtas do que com o PST normal e rendem boas imagens, mas pelo menos comigo ele foi menos versátil, principalmente pela ausência de Tunning, recurso presente no PST normal, com filtro H-Alpha..

Achei o Cak um telescópio muito mais fácil de fotografar do que o próprio Coronado normal. Até a ausência de tunning facilitou as coisas. Como a imagem do Cak é muito escura, a configuração da Neximage é basicamente deixar o sensor na velocidade mínima e o resto tudo no máximo, já com o PST normal é comum eu ter muita dificuldade para acertar o ajuste certo.

O Calcium-K não é recomendado como primeiro telescópio Solar, ele é mais adequado para quem já tem um H-Alpha e quer uma imagem diferente. O Calcium-k mostra detalhes que o Coronado não mostra. Parece que ele mostra imagens mais internas no Sol, mas esqueça os flares solares que o H-Alpha mostra, com o Calcium-K eu não teria nunca fotografo o Mamute no sol, Rssss!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.