segunda-feira, 8 de agosto de 2011

4º EBA - Segundo dia - Quarta Foto - NGC 253 - Galáxia de Escultor


Depois de ter fotografado a nebulosa planetária NGC 246, na preguiça daquela segunda noite de EBA, resolvi fotografar um vizinho conhecido.

A foto, de 90 segundos de exposição, foi tirada sem autoguiagem, apenas com o alinhamento polar feito com a falsa estrela polar. Essa foto mostra como esse alinhamento foi eficiente, pois as estrelas ficaram redondinhas. Eu quis tirar essa foto sem autoguiagem justamente para descansar um pouco e não me preocupar tanto com a luneta de autoguiagem, que devido ao parasol muito pequeno, embaçava o tempo todo.

O resultado final, mesmo com ISO 3200, foi uma foto elegante, ajudada, é claro, pelos 23 frames aproveitáveis, que totalizaram mais de meia hora de exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.