terça-feira, 9 de agosto de 2011

4º EBA - Terceiro Dia - Segunda Foto - NGC 4945 e NGC4976

Clique na Imagem para ver em tamanho grande
O esquema do EBA é o seguinte. O pessoal começa a chegar no campo de observação lá pelas cinco da tarde, para preparar os equipamentos antes que escureça. Alguns tiram flat frames, aproveitando a luz crepuscular, outros testam seu equipamento com as primeiras estrelas que aparecem. Entre seis e oito horas, ouve-se muita conversa e alguns astrônomos xingando seus telescópios ou outros equipamentos que se recusam a funcionar direito. 

Eu no terceiro dia de EBA, já havia perdido minha única lanterna, que parou de funcionar após cair de cima da mesa, e a peça que conectava minha luneta ao telescópio, colada com superbonder, havia soltado. Felizmente alguém me arranjou uma lanterna nova e a Luneta de guiagem, funcionou até melhor sem a tal peça.

Lá pelas oito horas, a maioria dos astrônomos já conseguiu botar seu equipamento para funcionar. Foco, alinhamento, guiagem, tudo está ok! Mas é hora de parar para jantar. É meio frustrante quando finalmente está tudo pronto, ter que parar para comer. 

Mas nem tudo está perdido. Se tudo estiver em conformidade, você pode deixar o telescópio ligado e a câmera tirando fotos enquanto você está jantando. É um intervalo que vai durar cerca de uma hora ou mais. Por isso, se tudo funcionar como esperado, quando você voltar da refeição, além de alimentado, terá a alegria de ver inúmeros frames prontinhos em seu computador, sem aquela espera angustiante que antecede cada nova imagem.

E foi o que aconteceu no terceiro dia do EBA. Após tirar alguns frames de Eta Carinae, que já estava muito baixa, resolvi mudar meu telescópio para a Galáxia NGC 4945. Um mostro não parecer não ser muito fotografado, mas que é com certeza um dos objetos mais bonitos do firmamento.

Como a Galáxia estava bem ao sul, eu sabia que com o alinhamento polar que tinha, podia fotografá-la sem autoguiagem. Então deixei a câmera programada para tirar fotos de 2 minutos com ISO 1600 e tranquilamente fui jantar. Quando voltei, haviam sido disparados 33 frames da galáxia. Um número excelente. Eu consegui aproveitar 25 deles, conseguindo 50 minutos de exposição total. Um de minhas melhores marcas.

Após empilhar os frames no DSS e processar no IRIS, Photo Shop, Windows live Galery e Bibble 5, cheguei à foto vista acima, que talvez seja a minha melhor foto do EBA. No mínimo coloco ela no top 3, junto com outras duas que ainda serão publicadas neste blog. Para minha surpresa, uma outra galáxia, que descobri se tratar de NGC 4976, resolveu "fazer pose para a câmera" também.

Detalhe mostrando apenas NGC4945

Lembrando que a foto foi tirada com a Canon T2i não-modificada acoplada ao telescópio refrator Orion Premium Ed 102mm sobre a montagem Celestron CG-5GT.

3 comentários:

  1. Andolfato, qual o progama que vc utiliza para fazer fotos automaticamente com a Canon como vc mencionou acima?

    ResponderExcluir
  2. Andolfato, qual o progama que vc utiliza para fazer fotos automaticamente com a Canon como vc mencionou acima?

    ResponderExcluir
  3. Andolfato, qual o progama que vc utiliza para fazer fotos automaticamente com a Canon como vc mencionou acima?

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.