segunda-feira, 27 de agosto de 2012

NGC 6888 - Nebulosa do Crescente - A última foto do Quinto EBA

Nebulosa Crescente - NGC 6888
Alto Paraíso - Goiás - 22 de Julho de 2012
Exposição 15x300 segundos ISO 6400 (H-Alpha)
20x120 segundos ISO 3200 (Light)
Canon T2i modificada - ED 102mm F7 - CG-5GT
Guiagem - Travelscope 70mm - DBK41AU02.AS
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+15 darks e 10 offsets)
Junção das duas imagens (H-Alpha + Light): Fitswork
Pós-Processamento - Photo Shop 4.0


Finalmente chegamos a última imagem feita por mim durante Quinto Encontro Brasileiro de Astrofotografia. Eram quase duas da manhã, quando, após um céu repleto de nuvens até aquele momento, o céu limpou completamente. Eu fiquei pensando se faria duas ou três imagens mais simples antes que o sol aparecesse ou se tentaria algo mais ousado. Optei por algo mais usado e direcionei meu telescópio para a Nebulosa do Crescente. 

A Nebulosa Crescente é uma nebulosa que pode ser fotografada de várias maneiras, com resultados distintos. O problema dela é que está numa região repleta de estrelas. Se você aumentar demais o tempo de exposição, as estrelas vão acabar cobrindo a nebulosa completamente. Então normalmente fotos feitas sem nenhum filtro, mostram apenas as bordas da nebulosa, como na imagem que fiz no Enoc anterior.

Para conseguir realçar melhor o corpo da Nebulosa fiz 18 imagens com cinco minutos de exposição en H-Alpha. Como câmeras coloridas não são as mais indicadas para registros em banda estreita, usei iso 6400. Isso mesmo, para a mesma imagem em ISO 1600 eu precisaria de 20 minutos de exposição. Eu poderia até ter tentado isso, mas naquele momento a auto-guiagem não estava colaborando. Para compensar o ruído, fiz também 18 dark frames. É! gastar uma hora e meia com darks não é fácil, mas eu tinha que fazer.

Também fiz light frames sem o uso de filtros, para capturar o céu em volta. Foram 30 lightframes de 2 minutos de exposição em ISO 3200. Usei essa configuração por que já tinha dark frames feitos assim, das fotos anteriores. Juntei a imagem em H-Alpha com a imagem sem filtro num no programa Fitswork, que é muito simples de usar. Uma coisa interessante é que o Deep Sky Stacker não juntou bem as imagens em H-Alpha salvas em RAW, o resultado só ficou bem com os frames em JPG (por isso sempre salvo com as duas extensões).

Um comentário:

  1. Amigo, as exposições de 120s que vc comenta foram tiradas com a T2i modificada?
    Pensei que essas Canon só chegavam em 30s de exposição. Ou vc consegue mais tempo de exposição por ter "tunnado" a câmera?

    Ótimas fotos!
    abraço

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.