domingo, 26 de agosto de 2012

A Luz cinérea - Fotografada durante o Quinto EBA

                         Lua de dois dias
Alto Paraíso - Goiás - 21 de Julho de 2012
Exposição 1x1/2 segundos + 1x1/125 segundos ISO 800
Canon T2i modificada - ED 102mm F7 - CG-5GT
Guiagem - Não
Pós-Processamento - Photo Shop CS4


Eis uma imagem do Quinto EBA que eu estava deixando passar. Trata-se de uma foto da Lua feita no último dia do evento, entre seis e sete da noite. Era um dia em que a Lua ainda podia ser considerada como Nova, com muito pouco do seu disco iluminado. O interessante, quanto vemos a Lua assim, é que, se para nós ela é nova, se você estivesse na Lua veria a Terra quase toda iluminada pelo Sol. Talvez seja até chamado de Terra Cheia. 

Bem, nós sabemos que em dias de Lua cheia, quando vamos para fora de casa (num local afastado da Poluição luminosa) nos impressiona a claridade provocada pela Lua. Às vezes chega até parecer que está de dia. A mesma coisa acontece na Lua quando é "Terra cheia", a parte não iluminada pelo Sol recebe uma grande claridade da Terra, que é chamada de Luz Cinérea.
Na foto acima, que é uma composição de duas imagens tiradas com tempo de exposição diferentes, podemos ver o meu registro da Luz Cinéria. Devido a diferença de intensitade da Luz do Sol com a da Terra, para se registrar a Luz cinéria, temos que estourar a parte iluminada pelo Sol e para conseguir registrar a parte iluminada pelo Sol com detalhes, a parte iluminada pela Terra acaba tão escura quanto o céu de fundo! Mas podemos juntas as duas imagens depois e fazer uma composição como a acima, que diga-se de passagem, parece muito com o que conseguimos ver com nossos olhos através do telescopópio.

2 comentários:

  1. Rodrigo, você poderia postar ou me indicar um tutorial de como combinar imagens da Lua com exposições diferentes, para obter um resultado como este, no photoshop? Eu uso o fitswork para fazer isso, porém, às vezes não dá certo.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.