sábado, 11 de agosto de 2012

Nebulosa do Haltere - M27, fotografada com um Refrator de 90mm sobre uma EQ-1 motorizada

 Nebulosa do Halter - M27
Águas Claras - Distrito Federal - 11 de Agosto de 2012
Exposição 50x15 segundos ISO3200
Canon T2i modificada - Refrator Acromático 90mmF10 - EQ-1 Motorizada
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+30 darks e 20 Flats)
Pós-Processamento - Photo Shop 4.0


Essa é mais uma foto da série setups insanos. Quem conhece esse blog sabe que uma das coisas que mais gosto de fazer e tentar fotografar com setups não tradicionais. Ontem eu e um amigo fomos longe. Pegamos um telescópio refrator acromático de 90mm F10 que já me pertenceu e hoje é deste amigo e coloquei sobre a EQ-1 motorizada que comprei recentemente. Nosso objetivo era tentar tirar uma foto de M27 com a Canon T2i acoplada ao telescópio. E ver o que conseguiríamos.

Eu sabia que seria algo desafiador. Afinal, um telescópio de um metro de comprimento com uma DSLR acoplada é um peso e tanto para uma modesta EQ-1. Além disso, na hora de localizar  o objeto ainda coloquei a minha buscadora de 9x50 com diagonal para ajudar na localização. Eu estava testando os limites da montagem.

E por falar em limites, o limite de exposição que conseguimos foi de 15 segundos. Ventava muito, o telescópio estava numa posição onde não havia proteção contra o vento e a grande maioria dos frames correu para todos os lados possíveis, mas o Deep Sky Stacker é um programa experto e empilhou tudo direitinho. Foram 50 frames de 15 segundos, mais 30 dark frames e 20 flat frames. Os flats foram feitos como na foto anterior, apenas tirando o foco da câmera. Teria funcionado maravilhosamente se uma estrela mais brilhante não tivesse atrapalhado a imagem. Esse defeito não aparece na imagem acima por que foi retirado do processamento.

A foto acima mostra que é possível fotografar com um refrator de 90mm mais uma DSLR sobre uma EQ-1. Mas devo dizer que não é recomendável. Foi tão estressante alinhar o telescópio e achar o objeto que em alguns momentos eu quase desisti. Por trás dessa imagem há um ano e meio de experiência de alguém que tem na Astrofotografia uma dedicação quase que exclusiva em se tratando de hobbies e também uma câmera modificada que custa quatro vezes o telescópio (câmera + modificação). Você também estaria limitado a objetos mais brilhantes e necessitária de ISOs altos para compensar o pouco tempo de exposição. Mas sim, é possível tirar fotos interessantes com um Refrator de 90mm sobre uma EQ-1 mais uma DSLR e se você tem as duas coisas em casa não custa tentar, mas um ED de 76mm com a metade da distância focal sobre uma CG-5 é um setup mil vezes mais fácil e agradável de se trabalhar e certamente trará resultados melhores.

Para a foto acima foi utilizado uma DSLR acoplada a um Astroview 90mm como o da foto acima, com motor em single Axis. Este telescópio custa cerca de 260 dólares no exterior o motor custa mais 80.

Um comentário:

  1. Ola amigo, qual um site bom no exterior para comprar telescopios do estilo +ou- desse Astroview 90mm? o site amazon é legal?

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.