terça-feira, 7 de agosto de 2012

Quinto EBA - Terceiro Dia - Star Trail no Pólo Sul


Deixo aqui mais uma foto em tripé fixo feita no Quinto EBA, mas completamente diferente das anteriores. Aqui a intenção não era alinhar as imagens para se conseguir uma imagem nítida da Via Láctea, mas captar o rastro das estrelas para mostrar a rotação do planeta Terra. É o que chamamos de Star Trail.

Para fazer essa imagem foram tiradas várias fotos de 20 segundos em ISO 1600. Os disparos foram feitos com um cabo disparador simples, por isso não houve intervalo entre as fotos. Infelizmente eu fiz a imagem num momento em que havia muita movimentação entre os participantes do EBA (inclusive alguém com uma forte lanterna de luz branca, que atrapalhou um bocado durante as noites). Na imagem também é possível ver a falsa estrela polar, feita pelos colegas do EBA. Ela ajuda a gente a alinhar o telescópio com a buscadora polar.

Como já estou tão habituado ao alinhamento, que acabei não usando essa estrela, mas isso se deve principalmente por que telescópios com Go-To podem ser alinhados sem o uso da buscadora polar, ou de outros métodos. É um truquezinho simples, que me foi ensinado pelo Sandro Rosa, do CASB: Quando você alinha o Go-To ele sempre pede duas ou mais estrelas para calibração. Quando você aponta para a primeira estrela, ela nunca está no centro da ocular (a não ser que você tenha dado muita sorte ou já estava com o telescópio na posição de outros dias). Neste momento o controle do Go-to pede para você posicionar a estrela no centro da ocular usando as setas do controle, mas na verdade você não deve fazer isso. Mova o tubo ótico manualmente, com os ajustes de longitude ou latitude da montagem (ou mesmo empurrando o tripe, para que a estrela fique posicionada no centro da ocular. Vale lembrar, você não deve movimentar o tubo do telescópio em relação a montagem, e sim movimentar a montagem para que o tubo se movimente até a estrela ficar no centro da ocular. Isso vai fazer um ajuste e tanto para o seu alinhamento polar. Mais para frente, quando acabar essa série do EBA, vou ver se faço um vídeo sobre isso, ando precisando dar uma acordada no meu canal do Youtube.

Para fazer a imagem acima usei um programa com um nome bem sugestivo: Startrails, que é muito simples e pode ser baixado no link a seguir. Se você tem uma câmera capaz de fazer exposição de alguns segundos em fotos contínuas e um céu razoavelmente sem poluição luminosa a disposição, já pode começar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.