sexta-feira, 3 de agosto de 2012

QUINTO EBA - Segundo dia, última imagem imagem - Nebulosa da Tarântula - NGC 2070


Nebulosa da Tarântula - NGC 2070
Alto Paraíso - Goiás - 20 de Julho de 2012
Exposição 10x180 segundos ISO 1600
Canon T2i modificada - ED 102mm F7 - CG-5GT
Guiagem - Travelscope 70mm - DBK41AU02.AS
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+15 darks e 10 offsets)
Pós-Processamento - Photo Sho 4.0/IRIS

Chegamos a última imagem do segundo dia do Quinto EBA, numa incrível maratona de seis boas imagens numa única noite, em que a auto-guiagem funcionou perfeitamente, as nuvens quase não incomodaram e eu estava muito bem disposto depois de ter passado o dia dormindo como um urso, ao contrário da primeira noite, em que eu carregara a carga de um dia inteiro de trabalho, acordado desde as seis e meia da manhã.

Foi um dia que não se repetiu, e essa série especial do Quinto EBA vai terminar mais cedo do que muitos devem star pensando, as outras duas noites foram bem complicadas.

Como última foto da segunda noite do Quinto EBA apresento a Nebulosa da Tarântula. Esta imagem teve apenas 10 frames, e meia hora de exposição em ISO 1600 por que os frames seguintes já estavam sendo muito atrapalhados pelas primeiras luzes da manhã, o que foi uma pena.

Ano passado, no Quarto EBA eu tentei fotografar a nebulosa da Tarântula, mas ainda era muito noob e fotografei uma outra nebulosa, que não tinha nada a ver. Este ano, sabendo usar o Go-to da CG-5GT, não tinha como errar.

Tarântula é uma nebulosa espetacular, pois ao contrário da imensa maioria das nebulosas que os amadores podem fotografar como alvo principal e com grande nível de detalhes, ela é uma estrangeira que está em outra Galáxia, na Grande Nuvem de Magalhães. Vale lembrar que se esta nebulosa estivesse à mesma distância que a Nebulosa de Orion (M42) ela teria um diâmetro aparente trinta vezes maior.

2 comentários:

  1. Olá Andolfato,
    Andei mais pelo seu blog e achei muita coisa interessante, também vi que vc mora em Brasília.
    Voce ministra algum tipo de curso sobre Astronomia? e assuntos relacionados também?
    Atualmente moro em Brasília e caso seja disponibilizado gostaria de participar de algum curso. Abraços e parabéns pelas fotos.
    Ah, o Mamute no Sol foi MUITO LEGAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Glauber, mas infelizmente ainda não ministrei nenhum curso. É algo que posso pensar mais para frente. Seria legal dar um curso de Astrofotografia!

      Um grande abraço!

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.