Uma das fotos mais clássicas e mais comentadas deste astrofotógrafo que aqui escreve foi a famosa: Um manute no Sol, que fotografei em 27 de agosto de 2011, ainda com o Coronado sem modificações, com apenas 40mm de abertura e com a Celestron Neximage. Eu sempre me perguntei se aquela proeminência reamente pareceu um mamute ou se era apenas devido a pouca qualidade do meu setup da época.
Hoje, navegando pela internet, tive a felicidade de encontrar um registro, feito com um setup muito superior ao que eu tinha naquele dia, em que a proeminência está identica ao que foi registrado por mim, com muito mais qualidade e resolução, é claro. Ela foi fotografada quase às sete horas do horário universal. Eu devo ter fotografado o Mamute quase neste mesmo horário. O fotógrafo foi Jim Ferreira, da Califórnia - EUA, que fez a imagem com um telescópio de 100mm de abertura e um filtro Day Star Ion H-Alpha em 0,8 angstrons. Não consegui identificar a câmera.
O mamute fotografado por Jim Ferreira, com o telescópio de 100mm e um filtro Daystar de 0,8A |
A mesma proeminência registrada por mim. Imagem feita com o Coronado PST e a Neximage, da varanda de meu antigo apartamento. |
A imagem do Jim Ferreira prova que a proeminência realmente parecia um mamute e a imagem em minha foto não foi provocada somente pela limitada qualidade ótima do meu equipamento. Tenho que dizer que achei muito legal encontrar este outro registro.
Demais Rodrigo, que espetáculo.
ResponderExcluir