quarta-feira, 11 de julho de 2012

Um Mamute no Sol - Achei uma outra foto

Uma das fotos mais clássicas e mais comentadas deste astrofotógrafo que aqui escreve foi a famosa: Um manute no Sol, que fotografei em 27 de agosto de 2011, ainda com o Coronado sem modificações, com apenas 40mm de abertura e com a Celestron Neximage. Eu sempre me perguntei se aquela proeminência reamente pareceu um mamute ou se era apenas devido a pouca qualidade do meu setup da época.

Hoje, navegando pela internet, tive a felicidade de encontrar um registro, feito com um setup muito superior ao que eu tinha naquele dia, em que a proeminência está identica ao que foi registrado por mim, com muito mais qualidade e resolução, é claro. Ela foi fotografada quase às sete horas do horário universal. Eu devo ter fotografado o Mamute quase neste mesmo horário. O fotógrafo foi Jim Ferreira, da Califórnia - EUA, que fez a imagem com um telescópio de 100mm de abertura e um filtro Day Star Ion H-Alpha em 0,8 angstrons. Não consegui identificar a câmera.

O mamute fotografado por Jim Ferreira, com o telescópio de 100mm e um filtro Daystar de 0,8A

A mesma proeminência registrada por mim. Imagem feita com o Coronado PST e a Neximage, da varanda de meu antigo apartamento.
A imagem do Jim Ferreira prova que a proeminência realmente parecia um mamute e a imagem em minha foto não foi provocada somente pela limitada qualidade ótima do meu equipamento. Tenho que dizer que achei muito legal encontrar este outro registro.

Um comentário:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.