quarta-feira, 4 de julho de 2012

Grande Erupção solar em 30 de Junho de 2012 - Reprocessamento


Aqui vai um post rápido. Eu reprocessei a minha imagem da grande erupção solar que fotografei sábado passado. Foi porque o Vitor, do Cosmofórum havia comentado que a imagem não parecia estar com o foco perfeito. Eu confesso que não havia percebido isso, mas com um processamento um pouco mais apurado acho que consegui melhorar a imagem. Espero que tenham gostado do resultado.

Para não parecer que apenas pintei a imagem de azul, deixo abaixo uma comparação entre a nova imagem e a imagem anterior:


Não estranhem a cor azul. Na verdade quase todas as boas imagens solares são feitas com câmeras monocromáticas e normalmente o astrofotografo escolhe a cor que produz a imagem que mais lhe satisfaz. Muitos usam cores amarelas ou vermelhas porque lembram o Sol como vemos, outros preferem cores frias (acho até que isso tá na moda). O Rogério Marcon, um dos melhores astrofotógrafos solares do mundo prefere o violeta, e outros, uma minoria, mantém a cor original.

2 comentários:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.