domingo, 29 de julho de 2012

Quinto EBA - Segundo dia, terceira imagem: - NGC 6960 - Nebulosa do Véu do Oeste.

Nebulosa do Véu do Oeste - NGC 6960
Alto Paraíso - Goiás - 20 de Julho de 2012
Exposição 20x180 segundos ISO 1600
Canon T2i modificada - ED 102mm F7 - CG-5GT
Guiagem - Travelscope 70mm - DBK41AU02.AS
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+15 darks e 10 offsets)
Pós-Processamento - Photo Sho 4.0


Chego à terceira foto do segundo dia de EBA e mais chata foto de todas. Da nebulosa do Véu do Oeste. Isso mesmo. Existem duas nebulosas do Véu, a do leste e a do Oste. Para pegar as duas eu precisaria de uma lente com campo maior ou fazer um trabalhoso mosaico que atingisse as duas. Cada uma delas tem sua marcação do catálogo NGC. Sendo a Nebulosa do Oeste catalogada como NGC 6960, enquanto sua companheira à leste é marcada como NGC 6992.

De todas as fotos do EBA, esta é a que mais me decepcionou em relação a espectativas que os frames únicos davam. Eu realmente esperava mais dela. Um dos motivos poderia ser o uso de ISO 1600 ao invés de ISO 800 das fotos anteriores. Mas com 20 frames e comparando com a foto da Nebulosa da Águia que tirei ano passado em ISO 1600, não posso culpar o ISO mais alto. Acho mesmo que o céu é que não estava bom. Na verdade este ano o céu só deixou de estar embaçado quando o EBA acabou.

A partir desta foto, Eu optei por ISOs mais altos e tempos menores de exposição. Eu sei que isso teve consequência na qualidade das imagens. Mas a situação estava complicada em Alto Paraíso. Ao se olhar para o Sul, percebia-se o céu completamente nublado. Eu tinha um certo receio de que aquele fosse nosso último dia sem núvens, afinal, no dia anterior ao EBA eu tinha pego a maior chuva em Brasília. Por isso em nenhuma das fotos seguintes eu usei mais de uma hora de exposição. Felizmente acho que somente essa foi mais prejudicada por isso.

Repare que o contraste da imagem não está muito intenso. Eu deixei assim por que foi o jeito de que mais gostei da nebulosa. Correções de cor e contraste estavam deformando muito ela. Às vezes menos processamento é melhor.

No Enoc de maio, eu havia fotografado a nebulosa do Véu do Leste, mas acabei não publicando ela aqui por falta de tempo. Para compensar a falta. Segue abaixo a imagem. Ela foi feita num céu melhor, mas eu estava sem notebook devido a falta de energia e de um cabo para ligá-lo ao PowerTank. A imagem foi feita usando um cabo disparador na câmera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.