domingo, 15 de julho de 2012

IC 4628 - Nebulosa Falso cometa - Um alvo difícil fotografado da varanda do apartamento


Ontem eu voltei a Nebulosa Falso Cometa, nebulosa que havia fotografado durante o Quarto EBA, em julho do ano passado. A diferença é que eu não tinha a disposição o céu escuro da Chápada dos Veadeiros, já que não pude ir para o Enoc do Casb neste fim de semana. Tive que me virar com o céu da varanda do meu apartamento, no Águas Claras, bairro hiperdenso no meio do Distrito Federal.

Falso cometa é uma nebulosa bem pálida e num primeiro momento pode parecer um alvo impossível de uma área com tanta poluição luminosa, como a que vivo. Mas eu agora estou armado com um Filtro CLS, cuja função é justamente reduzir os efeitos da poluição luminosa e estava ansioso para testá-lo. Eu estou a poucos dias do EBA e também queria me entender melhor com a minha montagem e a auto-guiagem, que ultimamente estava muito rebelde. Num evento como o EBA, autoguiagem é fundamental. Ano passado eu fui muito bem sucedido usando como câmera guia uma Celestron Neximage não modificada, capaz de exposições de no máximo 0.2 segundos. Será uma vergonha se eu não conseguir usar a autoguiagem esse ano, quando tenho nas mãos uma DBK41, com 4 vezes mais campo e capacidade de exposições de até 60 minutos (embora dois ou quatro segundos seja o máximo razoável para autoguiagem).

Voltando a falar da foto de ontem, é claro que mesmo com o filtro CLS ela foi prejudicada pela enorme poluição luminosa da minha região e no momento da captação a autoguiagem não estava lá uma maravilha. Apesar disso, consegui poucos, mas bons 25 frames de 60 segundos e arrancar Falso Cometa da poluição luminosa foi uma vitória. Consegui uma foto que considerei até superior a que fiz da mesma nebulosa, um ano atrás, durante o quarto EBA. Naquela foto usei frames bem mais longos, de 3 minutos, mas foram apenas 8, a câmera ainda não era modificada e, principalmente, o foco foi uma tragédia.

Imagem da Nebulosa Falso Cometa feita durante o Quarto EBA, em julho de 2012, repare em como o foco estava ruim.
Para finalizar deixo para vocês uma interessante foto feita com oito imagens. Na coluna da esquerda temos quatro imagens de frame único feitas com o filtro CLS com exposições de 15, 30, e sessenta segundos em ISO 1600 e a última de 60 segundos em ISO 3200. Já na coluna da direita vemos frames do mesmo objeto, com os mesmos tempos de exposição, mas sem o uso do filtro.

2 comentários:

  1. Caro Andolfato,

    Você poderia me dar as especificaçoes deste filtro. É de 2"? E onde vc coloca ele? Seria na frente do adaptador da Camera? Fiquei muito impressionado com o desempenho do filtro na sua comparação. Parabens.

    Túlio Aguiar (B. Horizonte)

    ResponderExcluir
  2. Túlio, na verdade ele é de 1,25 polegadas, um tamanho que a Canon T2i aceita bem por não ter o sensor tão grande. Se fosse uma 5D, que tem o sensor muito maior, o filtro causaria vinhetagem, sendo necessário o de 2 polegas.

    Eu coloquei ela no adaptador sim, rosqueando. O adaptador que uso é como o do link abaixo, com 1,25 polegadas:

    http://astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=CA001

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.