sexta-feira, 12 de agosto de 2011

4º EBA - Terceiro Dia - Última Foto - Falso Cometa - IC4628


A foto acima, da Nebulosa Falso Cometa, ou IC4628, na verdade não foi a última foto do terceiro dia do EBA. A última foi minha tentativa de fotografar a Nebulosa Cabeça de Cavalo, mas como eu juntei os frames dessa última nebulosa com outros tirei no dia anterior, resolvi transferir Cabeça de Cavalo para aquele dia e coloquei Falso Cometa oficialmente como a última foto do terceiro dia do EBA.

Eu tenho que confessar que nem sabia da existência desse objeto antes do EBA, mas perambulando pelas mesas dos astrofotógrafos mais experientes, notei que um deles estava fotografando uma área próxima a NGC6231, que eu já fotografei, mas que estava enquadrando uma mancha vermelha que eu nunca tinha visto. Ele me falou que se tratava da Nebulosa Falso Cometa. Eu achei muito legal e decidi que também iria fotografá-la.

Consegui oito frames de 3 minutos. Talvez eu tentasse mais se não tivesse parado para tentar cabeça de cavalo, mas o resultado, se não foi perfeito, foi no mínimo satisfatório. Eu ainda quero voltar para essa região, com mais tempo de exposição e mais frames, para tentar uma foto realmente legal.

Lembrando que a foto foi tirada com a Canon T2i não-modificada acoplada ao telescópio refrator Orion Premium Ed 102mm sobre a montagem Celestron CG-5GT. Para a autoguiagem foi utilizado o telescópio Celestron Travelscope 70mm, uma câmera Celestron Neximage não modificada ligada ao telescópio via PC através de um capo GPUSB da Shoestring.


Assim terminou o terceiro dia do Quarto EBA.

3 comentários:

  1. O que mais você tá planejando fotografar?

    ResponderExcluir
  2. Show de foto hein :D
    Poxa essa EBA ta te fazendo bem hein :D
    Abçs

    MarceloSky

    ResponderExcluir
  3. Valeu Marcelo! Realmente deu pra aprender muito durante o EBA

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.